quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

fim do mês


Hoje acaba o primeiro mês do ano de 2008, apesar das dificuldades foi um mês positivo ao nivel da recuperação...

Lembro como se fosse ontem destes dias em 2007, parecia q o mês não terminava, tinha tanto trabalho, tantas e diferentes aulas para preparar ao mesmo tempo que o cansaço e o desgaste fisico tomavam conta de mim..

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

piscina

Hoje como de habitual, ás quartas-feiras foi dia de piscina..dia de sentir um pouco mais de liberdade de movimentos, melhor seria se não me pusessem a boia..de qualquer forma é sempre muito bom, para mim e para o meu amigo jonny..

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

as melhoras


Hoje fui á consulta da medicina fisica e reabilitação..correu super bem.. mãos e pernas nunca estiveram tão bem como agora..Graças a Deus..apesar de ter algum medo que tudo volte atrás tenho muita fé de que tudo vai correr bem......

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Há algum tempo atrás tive que questionar vários alunos, sobre o significado desta famosa pintura..qual a relação da Persistência da Memória com a história.
No inicio deste momento mais complicado da minha história, dei por mim a pensar nesta obra e a analisa-la de uma prespectiva diferente da que tinha até então..
Primeiro tudo o que me aconteceu parecia um sonho surreal, quando ia á rua parecia que estava noutra cidade, noutro país, numa diferente dimensão e que a qualquer momento ia acordar e eu não estava a passear sentada, empurrada por alguém que não merecia esse fardo..
Depois a passagem do tempo tornou-se realmente assustador..o tempo que antes era pouco tornou-se muito sem ter com o que o ocupar, ao mesmo tempo o recordar os momentos antes de tudo isto tornou-se angustiante.. não podia fazer as minhas coisas, tinha que abondanar os meus planos, refazer as minhas prioridades, assustada com a dependência dos outros que também tinham que repensar as suas vidas por minha causa.
Aí pensei muitas vezes nos relógios moles, na escuridão que domina a parte inicial da obra, embora nunca tivesse esquecido o azul e o amarelo que pintam o fundo desta obra de Dali, onde estão as nossas forças, a nossa esperança e que se traduzem nas amizades reforçadas e as que foram criadas neste ciclo e as quais desejo que Persistam Sempre na Minha Memória.
Neste momento a escuridão quase não existe porque a luz da força da vida é muito mais forte e persistente.....

domingo, 27 de janeiro de 2008

oração do doente

Meu Deus, sinto-me hoje tão fraco, doente e sem forças . Aqui estou na solidão do meu quarto enquanto todos os outros trabalham.
Para vós se dirige o meu olhar, suplicando um pouco de esperança. sei que nunca abandonais os amigos, sobretudo aqueles que mais sofrem.
Sei que estais ao meu lado, invisível, como um amigo ao lado do seu amigo.
Fortalecei a minha esperança de cura e ajudai aqueles que cuidam de mim e o fazem sempre com tanto carinho.
Que esta doença que veio visitar-me, porque sou um ser frágil, mortal, não ponha em crise a minha fé.
Desejo que sirva para a fortalecer, fazendo-me sentir que tudo passa, e só vós Meu Deus, permanecereis.

fim de semana

Como de costume ontem fomos aproveitar o sol para desanuviar de mais uma semana. Encontrámo-nos com amigos e fomos andar/ ver karts...conversarmos, jantamos...foi bom..
é engraçado que a todos os locais que vou encontro sempre gente disposta a ajudar é nestes momentos que percebo que apesar de todos os males da nossa sociedade ainda existe muita generosidade..

hoje o dia é aproveitado para descansar, ver uns filmes e reunir forças para mais uma semana que chega...

sábado, 26 de janeiro de 2008


Finalmente a semana terminou..foi complicada, parecia não ter fim..por entre tratamentos, consultas, exames, fisioterapia e algum mau estar, chegou ao fim mais uma semana de luta...

esperando resultados e sempre com esperança......

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sétimo Selo

Na luta contra o cidp, tem-me feito companhia nas manhãs desta semana, este excelente livro. Mais uma vez os livros de José Rodrigues dos Santos interessam e cativam ao mesmo tempo que chamam atenção para temas sérios que se prendem com o passado e o futuro da Humanidade..ideal para quem gosta de História..e não só.

Um cientista é assassinado na Antárctida e a Interpol contacta Tomás Noronha para decifrar um enigma com mais de mil anos, um segredo bíblico que o criminoso rabiscou numa folha e deixou ao lado do cadáver: 666.
O mistério em torno do número da Besta lança Tomás numa aventura de tirar o fôlego, uma busca que o levará a confrontar-se com o momento mais temido por toda a humanidade.

O apocalipse.

De Portugal à Sibéria, da Antárctida à Austrália, O Sétimo Selo transporta-nos numa empolgante viagem às maiores ameaças que se erguem à sobrevivência da humanidade.
Baseado em informação científica actualizada, José Rodrigues dos Santos volta com este emocionante romance aos grandes temas contemporâneos, numa descoberta que poderá abalar a forma como cada um de nós encara o futuro da humanidade e do nosso planeta.


N.º de Páginas: 502 que se lêm rapidamente.

domingo, 20 de janeiro de 2008

amanhã


Amanhã inicia-se nova luta contra o CIDP através de mais um ciclo de 5 dias de iumunoglobolinas..irei também realizar a terceira electromiografia..

esperando pela vitória........

Sintomas CIDP

Sintomas

O grau de severidade da CIDP é bastante variável, sendo que a sintomatologia é também variável de acordo com os doentes.
  • Os sintomas iniciais podem ser vagos e confusos, tanto para ao doente como para o seu médico, sintomas de tipo mais subjectivo, como sejam a debilidade, a sensação de perturbação são difíceis de comunicar ao médico, este facto contribui para que no inicio da doença seja difícil persuadir o clínico de que algo fisiologicamente falando não está a correr bem. Foi precisamente o que me aconteceu, quando me queixei ao médico de familia sobre o meu cansaço extremo, fraqueza, formigueiro nas mãos, tonturas, falta de sono e um mau estar geral, achou que nenhum destes sintomas eram indicadores de qualquer doença e deu a entender que estava com a imaginação muito fértil e em vez de fazer exames, análises para excluir diagnósticos em vez disso receitou-me um relaxante natural. Quase passados dois meses desta consulta estava internada no Hospital de S.Marcos, no serviço de neurologia, sem conseguir andar.
  • Os sintomas iniciais normalmente incluem um ligeiro formigar, (tipo picadas de alfinete ou agulha), ou perda de sensibilidade, dormência, sintomas essas que se iniciam nos dedos dos pés e das mãos, aparece também uma sensação de debilidade de fraqueza, as pernas parecem pesadas e rígidas e os braços parecem flácidos e as mãos não conseguem segurar os objectos ou virar quando necessário. Os braços e as pernas são por norma afectados ao mesmo tempo, estes sintomas podem ser sempre relativamente suaves sendo portanto pequenos inconvenientes na vida normal do paciente, em alternativa podem também subir num crescendo de gravidade ao longo de um período de várias semanas, meses ou até mesmo anos.
    A CIDP, apresenta normalmente ambos os tipos de sintomatologia, sintomas de debilidade e de sensibilidade, sendo que ocasionalmente os doentes apenas demonstram sintomas sensitivos, a sensação de ardor ou formigueiro nas extremidades dos membros, pode ser dolorosa, é também frequente a ocorrência de dores musculares, os reflexos dos tendões perdem-se, pode ocorrer o tremor das mãos, podendo também os doentes ficar com a voz mais fraca e apresentar debilidade dos músculos faciais, no entanto estas ocorrências são relativamente suaves quando comparadas com a sensação de formigar das pernas e dos braços, a respiração e o acto de engolir só muito raramente parecem ser afectadas.





vista da casa da música

O Edificio da Casa da Música também se torna interessante pelas vistas que proporciona, parte da casa está voltada para a rotunda da Boavista que no seu centro tem um monumento que muito suscitou a minha curiosidade.. geralmente só olhamos para o seu topo onde estão representados um leão e uma águia, que rapidamente associamos aos respectivos clubes de futebol..mas dois clubes mouros no centro do Porto???
Eis o significado:
O Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular localiza-se na Rotunda da Boavista, Porto, Portugal.
A Guerra Peninsular, assim designada, foi aquela que uniu os portugueses, os espanhóis e os ingleses contra os exércitos da França, de Napoleão Bonaparte, na Península Ibérica, no período de 1808 a 1814.
Bem no centro do jardim da Praça de Mouzinho de Albuquerque, ergue-se este monumento comemorativo aos bravos destas lutas.

Os artistas envolvidos na feitoria desta obra, tentaram transmitir o sacrifício e a vitória do povo portuense nesta guerra. É composta por um pedestal, de 45 m de altura, rodeado de grupos escultóricos, chegando mesmo, dois deles, a morder a base. Estes, representam cenas de artilharia em movimento, a intervenção das gentes do povo na luta e o desastre da «Ponte das Barcas». De notar a presença do elemento feminino em todos os grupos: no da frente, uma mulher, a Vitória guiando o povo, empunha, na mão esquerda, a bandeira nacional e, na direita, uma espada.

Completa o conjunto uma alta coluna encimada por um leão (a vitória portuguesa) sobre uma águia que derruba (esta representa o império de Napoleão). Na base da figura tem figuras de soldados e cenas de factos ligados às guerras napoleónicas, em relevos esculpidos no granito. Duas datas, em bronze, como toda a escultura, podem ver-se em duas frentes da base da coluna: MDCCCVIII e MDCCCIX. Ainda no pedestal, estão apostas as armas da cidade.

Casa da Música


Para descontrair depois de uma semana de trabalho ou de tratamentos no hospital, nada como aproveitar o sol e partir á descoberta de novos espaços. Foi o que fizemos ontem...conhecer a Casa da Música, aproveitando a possibilidade que a casa oferece de fazer visita guiada, juntamo-nos ao grupo das 16 h. e ficamos a conhecer com algum pormenor este edificio. A guia da visita iniciou a apresentação da casa questionando os visitantes sobre a localização da mesma, já que essa foi uma questão que suscitou imensas criticas, acabando por explicar que o objectivo do arquitecto holandês Rem Koolhaas, era o de suscitar algum choque, como se um meteorito tivesse atingido o coração da cidade...a visita durou cerca de uma hora e foi bastante esclarecedora..

gostei bastante apesar de achar que tudo aquilo é um bocado psicadélico..

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

CIDP- O que é?

Podemos definir a patologia segundo a sua etimologia, temos assim que a Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crónica, é:

Poli que significa vários ou várias.
Desmielizante que significa, que os danos são causados primeiramente na camada de mielina que envolve as fibras nervosas.
Inflamatória que significa é a inflamação que causa os danos aos nervos.
Crónica que significa que a doença progride gradualmente.

A CIDP é uma doença rara do sistema nervoso periférico, na Grã-bretanha esta patologia afecta cerca de 500 pessoas. Apresenta um grande número de formas, que variam enormemente na sua gravidade. Devido à sua raridade é de difícil diagnóstico, podendo levar algum tempo até que o doente seja encaminhado para um especialista que reconheça os sintomas e sinais da patologia e inicie o tratamento adequado.
Não é uma doença do foro hereditário, sendo muitíssimo raro que mais de um membro da mesma família possua a doença, é possível que a tendência para reagir de forma anómala a uma infecção, produzindo assim anticorpos que danifiquem os nervos ao mesmo tempo que combatem a infecção, possa ser mais comum numas famílias do que noutras, no entanto existem muitos outros factores necessários ao desencadear da doença, pelo que é de excluir a hereditariedade.
Também não existem provas de algum tipo de contágio associado à CIDP, pode-se afirmar que a esse nível a doença não é infecciosa, não é também, uma doença nervosa ou psíquica, a sua manifestação ocorre em qualquer idade e é mais comum nos homens do que nas mulheres.

Smile - Sempre


Smile though your heart is aching,Smile, even though it’s breaking,When there are clouds in the skyYou’ll get by,
If you smilethrough your fear and sorrow,Smile and maybe tomorrow,You’ll see the sun come shining through for you
Light up your face with gladness,Hide every trace of sadness,Allthough a tear may be ever so near,
That’s the time,You must keep on trying,Smile, what’s the use of crying,You’ll find that life is still worth-while,
If you just smile.
Charlie Chaplin