terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Para o Ano Novo...


O meu único desejo é:
ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR, ANDAR e ainda.........ANDAR
para poder andar de mão dada com o meu namorado..
para poder dançar até cair para lado..
para poder viajar muito..
para conduzir..
para estacionar o mais longe possível..
para calçar as minhas botas, os meus saltos altos ou baixos..
para...............

Este ano foi....

Melhor que o 2007..
Em fevereiro de 2008,o meu corpo começa a recuperar as forças perdidas ( ao fim de 10meses de fisioterapia diária e tratamentos que pareciam nunca fazer efeito) surgem os primeiros passos..pensei que nesse momento iria sentir algo de muito bom, mas não, foi apenas mais um exercício dominado pelo medo de cair, bem como a certeza de que para recuperar totalmente teria ainda muito caminho pela frente..mas ao mesmo tempo cresceu a confiança,esmureceu o receio, e a luz bem lá no fundo do túnel, apareceu..
Apesar de ter ganho alguma coisa fisicamente, sinto que há coisas que uma doença / estado um pouco prolongado provocam.. Se no início se tiram "lições de vida" de como tudo se transforma em pouco tempo..passados 21 meses sobre a " reviravolta", a paciência para certas coisas é cada vez menor, as memórias às vezes parecem estar bem presentes, assim como as saudades de gestos, hábitos e pessoas..outras vezes parece que já estou assim desde sempre e que não houve outra "vida" para além desta..
e depois é como se costuma dizer " o que não nos mata, torna-nos mais fortes" eu diria, excessivamente fortes, frios ,distantes e por vezes demasiado sensiveis..
De qualquer forma, apesar de tudo, acho que este foi o ano da ESPERANÇA.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

About Cristmas # 2

O natal está mesmo a chegar e o meu espírito natalício continua desaparecido, não sei se é por estar mais velha, ou se por estar "acabada"..de qualquer maneira, se nestes ultimos anos o natal deixou de ser mágico tempos houveram, em que esta era uma época verdadeiramente especial..
Quando era criança, os natais eram sempre especiais, não pelos presntes, porque nunca pedi nenhum, a não ser A Minha Agenda em 1989, mas pela festa que se fazia na casa da minha avó. Geralmente toda a gente jantava em casa e depois juntava-se tudo lá em casa à volta de uma fogueira, não era uma lareira com recuperador de calor nem nada dessas coisas, era uma fogueira no meio de um espaço meio aberto, e depois vinhamos com um cheiro, como se tivessemos um mês pendurados num fumeiro..mas era tão divertido..a ar frio, aquecia-se com cantorias populares, depois viravam-se para músicas alentejanas e lá pelo meio as crianças aproveitavam para " exibir" uns teatrinhos e umas cânticos de natal que se aprendia na escola..Para além das vozes, umas por cima outras por baixo, como dizem as marias, tudo era acompanhado por uma guitarra, um cavaquinho ou uma concertina..era uma animação..
Com os anos os rituias foram-se mudando..e hoje em dia seria impossível viver isto outra vez, até porque parte das pessoas que faziam a festa já não estão cá.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Variações..

Após uma pequisa no google encontrei por mero acaso, um trabalho de grupo que fizemos na universidade, não sei como foi ali parar..é sobre António Variações..
Foi engraçado porque quando dissemos ao professor o tema, ele não gostou muito, porque éramos de história e ele estava à espera de algo relacionado com a nossa área, mas nós preferimos variar..
A legenda, ao lado do vídeo, não está lá grande coisa, não sei quem a fez, até diz licenciatura em física e química ..mas o vídeo não está mau..

http://e-repository.tecminho.uminho.pt/poaw/VIDEDU24web/

About Cristmas # 1

Falta uma semana para o Natal,e eu que nunca gostei desta época em especial, já estou um bocadinho cheia de tanto espírito natalício. No espaço da terapia ocupacional começou-se cedo a decorar tudo, de forma que já não posso com arranjos, árvores, velinhas, estrelinhas, bonecos de neve, bolachas de gengibre..ainda por cima ver o mesmo cenário dois anos seguidos, é dose! Em casa, a minha mãe mal começou o mês tratou logo de fazer a árvore..e depois vem o natal na televisão, que sempre que se liga aparecem programas especiais de solidariedade..para além do antigo Natal dos Hospitais, agora é o natal feliz, o natal de esperança, a gala de natal da tvi..e é nestas alturas que eu tenho pena de só ter 4 canais ( coisa de pobre)!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira..


Fomos ver Bindness..o filme é muito, muito bom..não sei como descrever o que se sente ao ver aquilo tudo, mas sente-se e muito..

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

À Procura de Sana..


Ontem peguei num livro que há muito queria ler - À Procura de Sana- de Richard Zimler, este foi-me oferecido por uma turma de meninas a quem eu dava formação quando fiquei doente e a primeira página está cheia de palavras de saudade e das suas assinaturas..engraçado que toda a gente me levava livros para o hospital,mas durante quase um mês de internamento não fui capaz de ler nenhum, o ambiente hospitalar parece que sugava as minhas poucas energias..
Este livro vem no seguimento do Último Cabalista de Lisboa e é sobre uma possivel influencia desse livro na vida de uma pessoa desconhecida do autor até ao dia em que essa mulher se apresenta e lhe fala do seu gosto pelo romance .No dia seguinte dá um trágico passo que mudou para sempre a vida de Zimler, lançando-o numa intensa investigação de três anos sobre o passado dela.
Estou a gostar muito..e agora vou desligar isto, embrulhar-me no quentinho e ler..

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Hapiness..


Ontem recebi uma noticia que me deixou muito feliz, e emocionada e tudo e tudo..
a minha amiga de sempre,a M. vai casar, e convidou-me para ser Madrinha..eu que não sou madrinha de ninguém fiquei toda contente e feliz pois a nossa amizade de 28 anos terá mais um laço forte que nos unirá para sempre..Agora dê para onde der, no final de Agosto de 2009, tenho que estar em pé ao lado da minha amiga.