segunda-feira, 29 de julho de 2013

novos lugares...*



* castro de S. Lourenço - Esposende

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Serão sempre felizes:

Aqueles que, em qualquer época, buscam novas formas de existência, exploram alternativas e anseiam por novas experiências de vida, não se submetendo às formas institucionais de existência. O que permite que " Deve imaginar-se Sísifo feliz."*
Nova Teoria sobre a Felicidade - Miguel Real
* Albert Camus

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Evidência pós...

o robalo
os bolos

até fechar a praia

valeu

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Reflexão pré...

Segundo Rousseau Se existe pessoa feliz ao cimo da terra, ninguém o referirá, pois só ela o saberá no seu íntimo. O meu íntimo de trinta e dois anos, só por mais um dia, diz-me que a felicidade é possível mesmo sendo ninguém, mesmo não tendo uma actividade profissional paga com toda a realização que isso traz, principalmente quando se adora o ensino e a História, mesmo que a saúde falte e deixe as suas marcas. Há sempre outros caminhos e outras formas para que ela se alcance de nós, o amor incondicional de quem nos ama acima de tudo e todos, a certeza de que para colher é preciso semear, a alegria de viver as coisas que parecem insignificantes, o prazer de apreciar todas as mudanças que a natureza tão gratuitamente oferece, desfrutar a companhia de quem gostamos, estar em permanente aprendizagem, ler os melhores autores as palavras mais profundas, ouvir e cantar as músicas que animam ou que entristecem ou as que fazem lembrar alguém, assistir a um bom filme, uma peça de teatro ou melhor uma que junte cinema, teatro e Charles Chaplin (que quase se fica com a respiração suspensa perante a emoção transmitida). Conhecer novos lugares, visitar museus e catedrais, rir até doer os abdominais, comer um bom robalo, tomar café com um cubinho de chocolate, esperar pelo amor inventado (que continuará a demorar-se), aguardar sem ansiedade, agradecer o que se têm e não esquecer que: o outro é o destino de cada um. Pode não ser a felicidade, pois essa estará lá no íntimo de cada um, mas “um sentimento de equilíbrio existencial, sereno, tranquilo, harmonioso, duradouro, que nem a doença nem a morte, inevitáveis, ofuscam - o sentimento de felicidade.”
*note-se a grande influência da leitura de momento - Nova Teoria da Felicidade de Miguel Real  - e de tantas outras que acompanharam os 32 anos.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Wellcome..

Por conta do calor extremo foi obrigada a começar a fase de 15 a 15 mais cedo (que chatice) a apulinésia está maravilha, sem vento, mar convidativo (apesar de a temperatura não ultrapassar os 16 graus se tanto), noites quentes (como já não me lembrava de sentir) que fazem com que se adormeça de janela aberta ao som do mar …depois mantêm-se todos os clichés da appulia summer beach, banda sonora da rádio sim, calções/ cueca à michel phelps em homens com idade e barriga/pança a esconder, biquíni brasileiro em senhoras com o mesmo a excesso…que não se esconda nada…quem quiser ver sereias que vá para a ilha de djerva ou para o allgarve, porque aqui estamos nos E.U.A.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

ainda o mimarte + nada

A última peça Farsa per musica, tinha tantas frases a rimar que deve ser muito difícil para decorar.. sobre o mimarte acho um máximo o cenário que a sé catedral proporciona. De notar é também a grande adesão da população de braga a esta actividade cultural ao ponto de lotarem o teatro circo, a bancada do rossio, e esgotarem em 30 minutos bilhetes para venda de um espectáculo. Claro que as noites em modo calor-agradável-transpirante ajudam a que o povo, na versão quase sempre atrasado, participe com entusiasmo. Eu sinceramente espero que não haja medida de austeridade/ nem política que corte com este festival.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

ainda o Mimarte +

Ao fugir da primeira fila, sentei-me ao lado de um tennager que achava graça a tudo o que se passava na peça, obrigando-me a rir sem vontade..a expressividade em demasia e forçada é realmente um problema. "Que raio de mundo" não vale trailer aqui no blog..o momento mais hilariante da peça é que na terreola de carvalho grande existia um presidente que não falava, não participava...até que entrou em coma. Como se costuma aplicar nas coisas da ficção qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

"Faço qualquer coisa menos transformar-me num coelho assustado como este tipo. É isso que és agora politicamente – disse ele olhando finalmente para Goldstine -, não um homem mas um coelho sem importância nenhuma.”
Casei com um Comunista – Philip Roth

quarta-feira, 3 de julho de 2013

O consolo da filosofia*

Devemos aprender a sofrer aquilo que não conseguimos evitar. A nossa vida é composta, como a harmonia do mundo, de discórdias bem como de diferentes tons, doces e ásperos, agudos e graves, baixos e altos. Se um músico gostasse de um deles, o que é que poderia cantar? Precisa de saber como os pode usar todos e como os pode misturar. Deste modo também devemos aceitar o bom e o mau, que são da mesma substância da nossa vida.”

Essais, 1580 – Montaigne

*Alain de Botton

segunda-feira, 1 de julho de 2013

mas só o medo - e a filosofia teatral

Em três dias, três peças distintas que proporcionaram noites agradáveis e quentes..em todas elas, com mais ou menos importância, o medo.
Segundo o pastor irmão "quem tem medo de c...r não come", segundo o frei bento (amigo de D. Paio Mendes) " a coragem é medo vencido" e por fim, e para já, para 900, o pianista do oceano "o medo do mundo desconhecido que ele vê onde começa mas não onde termina ".
p.s 1 para assistir a peças de teatro, com interactividade, há que ter  cuidado com os lugares das pontas  e primeiras filas, corre-se o risco de se tornar irmão curado ou ser agarrada pelo braço por um repórter em gabardine.
p.s 2 a gabadine era só para identificar o personagem (afinal este era para ser o pior verão dos últimos 200 anos).
p.s 3 o repórter era muito engraçado mas fui obrigada a não participar....por falta de expressividade...imagine-se!
p.s 4 me-do