quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Braçadeiras..

não me lembro quem me contou, mas lembro-me da história de alguém que na sua primeira ida à piscina colocou as braçadeiras nas pernas..hoje foi a minha vez, excelente exercício de pernas na piscina, braçadeiras nos pés, joelho ao peito e força para baixo..quem quiser ver isto de um ponto de vista mais estético, óptimo tonificador..claro que rindo o efeito é outro, pés à tona, cabeça para dentro de água.

e quando eramos crianças não havia sempre alguém que dizia as abraçadeiras..?

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Electromiografia..

para quem tem uma doença neuro muscular, este exame é fundamental,basicamente são choques e agulhas que medem e "ouvem" os nervos periféricos.. hoje foi o quarto que fiz..geralmente não lhe fico indiferente até porque a primeira vez que o fiz ouvi "tudo o que não queria ouvir"..hoje o resultado é bem melhor, do que o primeiro e o segundo, mas não muito diferente do realizado há um ano...
o video é bastante esclarecedor

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Canções..



O artista é um bom artista..os músicos que o acompanham são excelentes..as canções são reinterpretadas, apesar do público adorar cantar as versões originais de temas, que eu não aprecio muito tipo "momento" e o "tudo que eu te dou" que leva o mulherio ao êxtase a gritar PEEDRROO e ele espalha o charme pelo meio do theatro e pelo que ouvi dizer, eu não sei que estava numa ponta, perfume também..houve até algum histerismo, e desconfio que se aquilo fosse o fosso de alvalade alguém tinha caído à plateia, desnecessário portanto..
foram quase três horas de boa música.e de canções..as dele e a de outros com interpretações surpreendentes..

as fotos não são minhas porque eu sou uma espectadora que respeita as regras anunciadas antes de um espectáculo, há sempre quem não as cumpra mas remédio para isso é assistir a umas Coisas com o Pedro Tochas.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Eu gosto..

Há musicas que deixamos de ouvir durante tanto tempo que nos esquecemos delas…e depois é tão bom reencontrá-las..como esta:

..o baby da minha amiga M. nasceu há um mês e é um fofissimo..

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

1..


A paixão de shakespeare é um daqules filmes que eu adoro..vi-o no cinema e mais umas quantas vezes depois....quem é aquele “shakespeare”?

2, 1...

É quase impossível não falar do o novo hospital de Braga..toda a gente mostra a sua insatisfação ou porque é longe e não há lojas perto para as pessoas que esperam, ou porque é grande de mais, ou porque não há médicos, ou não há medicação, ou não há comida, ou porque ainda está em obras, ou porque os estacionamentos são altamente taxados..eu concordo com tudo se bem que cada vez mais me parece que o mais chato é não haver lojas ou cafés por perto.. tirando esses “problemas” o Escala tem desde Outubro a piscina de medicina física aberta, apesar de todos os atrasos e contratempos inerentes talvez ao facto de se situar no 3º piso do edifício, para quem adora água e nadar.. é uma maravilha..depois de um verão com banhos de mar a temperaturas pouco amenas , entrar numa piscina em tons verde e com 35 graus é reconfortante..todos os exercícios na água são excelentes para o grupo dos “jovens neurológicos” e a terapeuta super dedicada..de rir são os balneários “open air” que as velhotas odeiam, e resmungam desde que entram até que saem..”ai a outra piscina é que era..” não fossemos nós um povo saudosista, até do que é menos bom temos saudades.

3, 2, 1....


Se a vontade de escrever anda pelas ruas da amargura o mesmo não se passa com a leitura, no hospital há uma enfermeira amorosa que me chama a devoradora de livros, nos últimos tempos trago tudo da biblioteca, tudo o que envolve História “ romanceada” , biografias de reis e rainhas, segredos que envolvem grandes construções.. adoro.

Actualizando..

Eu queria dizer que não tenho escrito porque estou muitíssimo ocupada a preparar aulas, a escrever teses, porque estou de férias, ou de greve ou até que desisti de manter um blogue com um nome estranho de uma doença que algumas pessoas, raras felizmente, encontram e se revêem em algumas situações..mas não é nada disso..estou mesmo sem vontade ou sem inspiração para escrever..pode ser que agora arranque..

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O show..

mini..de um homem só e febril..um bocado decepcionante.

Em..

legitima defesa..eu afogava aquele homem lá no meio do oceano..

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Isto..

não é o 5 pra meia noite mas esta semana também tem um verbo: socializar..
pra compensar os dias do ano de "anti-social".

e foi assim..

mais um mini convivio anual, desta vez sem ligth mas com rosé..a conversa animada como se ainda ontem estivessemos todos juntos na escola entre uma aula de português e educação fisica..e a elaboração de planos com baixissima opurtunidade de serem concretizados mas muito sugestivos..

domingo, 11 de setembro de 2011

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Eu gosto..

clichés que nunca deveriam ser usados..

" eu não escolhi a música, a música é que me escolheu a mim "
...medo..

Moleskine..


"...e se há coisa que me oprime é não ter um moleskine, filosofia de rodapé..." pedro abrunhosa
um português desenhou uma das capas.. inspirado por umas férias em ...Barcelona.

sábado, 27 de agosto de 2011

ohhh

o querido mês de Agosto está a chegar ao fffffffffffim

Como diz quem sabe.. " Do" Facebook

há gente que vive lá dentro, inclusive o Presidente da República e o Primeiro Ministro, que praticam a chamada politica lol, isto também segundo outro master RAP que numa das suas crónicas reflecte sobre o objectivo desta rede social, que estava longe de ser politicar..
há gente que precisa de um like, como quem precisa de pão para a boca..
há gente com muitos, muitos amigos, mas não podem ser mais que 5000..
há gente que combina tudo no face, porque é mais fácil e barato, como se desde o século passado não houvessem telemóveis nem sms gratuitos..
há gente que tem sociedades, digo grupos secretos..
há gente/amigos que só falam no face até o msn caiu em desuso..(esta eu sei por experiência própria)..
parece que também já se "pratica" o facebookjacking..
o facebook aproxima e separa como qualquer outra "coisa" dos nossos tempos..no entanto fico com a sensação que o mundo no facebook é pequeno demais

o melhor das férias..

nadar no MAR, ainda que gélido, com uma ligeira ondulação e o céu nublado..

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

e música..muita música..



de chorar..a rir..


O melhor das férias..

é constatar que apesar das limitações posso fazer o que quiser, ir a todo o lado..e também ansiar regressar.

O melhor das férias..

o melhor das férias é não fazer nada e pensar em muito pouco..é ler uns quantos livros ou mesmo as revistas de gente supostamente famosa..é mudar de ambiente, de "casa", é ouvir o cd da Paula Fernandes não sei quantas vezes..é muita praia ( com vento, chuva, sol e às vezes calor)..é comer bem e engordar..é percorrer outras estradas..é ouvir os ffffuuunnn em qualquer parte..

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Teorias..

tenho cá pensado muitas vezes para mim que as pessoas haviam de nascer com um gene qualquer para que não lhes acontecesse nada de mal até aos 50 anos..toda a gente podia viver sem doenças, sem maleitas físicas de qualquer tipo..depois consoante o seu percurso, enquanto ser humano livre, racional e dotado de livre-arbítrio..era-lhe atribuído uma coisa qualquer daquelas que vejo quase diariamente.

domingo, 19 de junho de 2011


A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Coisas por dizer na devida altura # 4


a familia alargada trata-o por Mico,os colegas do Boccia por Zé, a mãe por Carlos, outros tantos por Macedo..o certo é que ele tem uma legião de fãs, sim fãs..que vão vê-lo a jogar e outras para o conhecer..para todos ele é um campeão nacional e internacional, os seus jogos são sempre cheios de estrátegia e quem se dedicar a perceber o boccia, sofre como se de um jogo de futebol se tratasse..
assistir a um campeonato de boccia é perceber a força e determinação de um conjunto de gente que não desiste, que luta pela vitória e pelo sucesso apesar de todas as contrariedades..é sentir o amor dos pais e a dedicação de monitores que são os maiores cumplices destes atletas..para todos eles seja-lhes atribuído o mérito e o reconhecimento numa sociedade muito pouco habituada à diferença ( não sabem o que perdem)..
para o meu primo, que se consagrou mais uma vez Campeão de Portugal, e todos os outros atletas, aqui está o meu reconhecimento..simples apenas através das palavras.
Parabéns..há coisas mesmo mágicas.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Há dias...

em que sabe mesmo bem ouvir..obrigada por tudo..e isso compensa todo o esforço e cansaço que se possa sentir..e para que e nenhum momento surgam dúvidas ou pesos de consciência.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Luz..ao fundo..do projector..

entre o mentiroso, o sound bitter e o suposto banana..

.. o meu voto é sempre útil, conscencioso e sem nenhum arrependimento.

Oi Ci..

do outro lado do atlântico tenho uma companheira de diagnóstico..como não tenho tido tempo para estar a " navegar", espero que já esteja bem melhor e que vá tocando em frente
deixo um beijinho e uma música que descobri à pouco por conta de uma telenovela brasileira...

sábado, 14 de maio de 2011

Que lata..

acabo de receber um mail de uma aluna que me enviou um trabalho sobre o Renascimento para ver se estava bem ou se devia alterar alguma coisa.
com toda a atenção li, apontei os brasileirismo, que são infelizmente inevitáveis, pedi para acrescentar um ou outro aspeCto para que o trabalho ficasse completo e claro uma conclusão em geito de relexão sua, sobre A época e o artista em questão..
eis a sua resposta: será que a stora não me podia reenviar o trabalho corrigido.
NÃO.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Coisas por dizer na devida altura..#3


Palestra “Acessibilidade e Integração de Pessoas com deficiência motora”
A escola recebeu, na sexta-feira passada Salvador Mendes para uma palestra sobre Acessibilidade e ao mesmo tempo entregar uma menção honrosa a um grupo de alunos que participou numa campanha da mesma associação.
Os cartazes realizados pelos alunos, focavam os problemas da igualdade ou falta dela e da diferença e ou normalidade. É bom perceber que esta geração está cada vez mais sensibilizada e familiarizada com a diferença, pois desta forma talvez se assegure que um dia quando se depararem com alguém que não esteja bem fisicamente , não façam aquele olhar de compaixão nem proferiram o celebre “coitadinho/a”.
Nesse sentido todos os testemunhos são importantes para que as mentalidades se alterem e evoluam no sentido da igualdade.

Não tocam mais lá...mas tocam aqui..

" Claro que Portugal não ia passar...cartazes, numa música..pão, queijo e vinho..Claro que as outras eram melhores..que vergonha"ui, muito melhores então aquela da Finlândia com um miúdo sozinho a cantar sobre salvar o ambiente, numa música com dois acordes e em inglês..
a nossa ao menos tinha legendas..mas como em tudo na vida..ou como diz o poeta Quim Barreiros: quem pode, pode
quem não pode...

Coisas por dizer na devida altura ..#2

Ou não..

Coisas por dizer na devida altura..#1


Junte-se ao livro o "popular" termo camaradas pá umas 100 vezes.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Só para ficar como o Mourinho..de ego inchado..quando não perde com o Barcelona

"...Nos DR`s em CLC não vou particularizar nenhum porque para mim todos foram importantes e enriquecedores por esse motivo agradeço à professora Susana Ferreira, pela actualidade dos temas e pelo esmerado empenho na criatividade dos mesmos e na persistência que sempre teve para que toda a turma entendesse e participasse."

e depois..

da Páscoa, do dia da Liberdade, do dia da Mãe, do trabalhador, do abandono do blogue por ocupação a mais e disposição a menos..depois da saída de um "peso" das costas... Sound of Silence

sexta-feira, 22 de abril de 2011


Se o Mundo vos odiar, reparai que, antes de vós me odiou a mim.
Jo.15-18

terça-feira, 22 de março de 2011

E a arte..


e vai uma pessoa toda animada falar de arte medieval, de edifícios, castelos, catedrais e mosteiros, arcos quebrados, abóbadas de cruzamento de ogiva,plantas de cruz latina, transepto, naves centrais e laterais, arcobotantes e contrafortes..como se fossem a coisa mais importante do mundo..e "eles" não ligam a miníma..tristeza.

sábado, 12 de março de 2011

terça-feira, 1 de março de 2011

Eu gosto..

Pois...

na temporada de internamento no hospital, "partilhei" o quarto com uma senhora, com perto de 70 anos, que tinha que começar o dia com um cafézinho para acordar e ao chegar a noite o comprimido para dormir..na altura achei a situação meio cómica e pensei que se não tomasse o tal café pela manhã não precisaria de nada para adormecer..pois enganei-me hoje compreendo-a perfeitamente..

p.s para um doente não há nada pior que ver no calendário a proximidade em que "tudo" começou..e o que parece estar esquecido e ultrapassado, afinal são 4 anos, volta ao pensamento.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como..


histórias simples em contextos específicos são sempre vitoriosas..
eu aprovo.

Doenças Raras...


hoje assinala-se o dia mundial das doenças raras, não sei se sou muito ou pouco adepta dos dias mundiais de...mas essa também não é a questão embora o dia em si tenha servido de desculpa para escrever um pouco sobre raridades..
aos 26 anos ninguém pensa em doenças e muito menos se elas são raras ou não, quando pensava em raridade associava a uma preciosidade, uma obra-prima daquelas que são raras de produzir..até ao dia que me tocou em "sorte" uma rarissima..
e qual a diferença entre uma rara e não rara?
não sei bem..nunca tive uma doença "comum", mas acho que são igualmente más talvez o que as diferencie seja chegar ao diagnóstico, acertar com o tratamento, viver continuantemente com as suas consequências, a falta de "previsão" do que poderá acontecer mas acima de tudo a falta de informação por parte dos especialistas e dos próprios meios de comunicação a que imediante se recorre no computador mais próximo..
Em Portugal, a informação tal como a doença é rara..e nesse sentido considero que a associação Rarissimas começa a ter um papel fundamental no acompanhamento de pessoaos que convivem com esta realidade, por isso este dia será importante para lembrar que os doentes raros existem ( e não são assim tão poucos) e que começam a surgir formas de apoio aos mesmos, embora Raras.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

raspanetes..


há uns "meninos" que sempre que levam um "raspanete" ficam assim meio espantados, que se torna difícil manter o ar sério que a situação exige..e como os desenhos animados estão quase sempre na minha cabeça, lá vai mais uma associação..

filmes..e mais filmes...



como se não tivesse mais nada que fazer, tenho me "dedicado" a vê-los...no pc, na televisão, no cinema..

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Inacessíveis..


"A maioria dos edifícios públicos investigados anonimamente pela DECO chumbou na avaliação das acessibilidades a pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida, tendo a associação chegado à conclusão que existem verdadeiros «muros intransponíveis» nesta matéria."

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Já toda a gente sabe..


mas eu não resisti em coloca-lo aqui, o vitinho faz 25 anos..são tão boas as recordações desse tempo..

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O estranho caso de Benjamim Button


é um filme longo mas que prende a atenção de quem o assiste pela estranheza da vida a começar pelo fim..eu gostei.

Alimentação de um jovem de 15 anos..

hoje descobri em que consiste o pequeno almoço de um jovem com 15 anos:
um tambor de "chicolate"
um ice tea de manga
e para finaizar um chupa, daqueles muito vermelhos que cheira a corante a metros de distância, fora o saco de plástico cheio de gomas e rebuçados, a modos de " matar o bicho" a meio da manhã.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

e assim...

se concretiza a vontade popular, sem surpresa, sem vontade de mudar, sem vontade de participar.."é isto que o povo quer, é isto que o povo gosta" assim seja.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Finalmente...

o sol..as janelas abertas..o céu azul..a noite estrelada..a lua cheia..
pena o frio ( porquê é que o Homem nunca está bem?!)

Dia para Refletir..

por mais que reflita não consigo chegar a uma conclusão..em quem vou votar amanhã?
sei que não voto num certo senhor que tem a seu cuidado uma pobre senhora com uma reforma minima de 800 euros..é muita pobreza..
os outros todos juntos eram capazes de dar um de geito..
..dúvida..muita dúvida..
100 anos depois a República havia de nos oferecer candidatos que não nos criassem tamanha dúvida no momento de votar..

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2011..

ora cá estou eu depois de mais um abandono, desta vez por culpa das rabanadas e do bolo rei de frutos secos, que consumiram o meu tempo todo de "férias"..de destacar que nestas festas, o que não é habitual, comi bem que me fartei..e assim se entrou num novo ano, que espero que seja bom e cheio daquelas coisas que todos desejamos mas que nem sempre dependem de nós..
o que eu gostava mesmo, assim um dia..era estar no dia 1 de Janeiro em Viena e assistir ao vivo ao concerto de ano novo com as valsas dos Strauss..

..e depois lá para o meio do ano, satisfazer a minha vontade de adolescente e ver os Bon Jovi em Open air..tudo a ver..