segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Há algum tempo atrás tive que questionar vários alunos, sobre o significado desta famosa pintura..qual a relação da Persistência da Memória com a história.
No inicio deste momento mais complicado da minha história, dei por mim a pensar nesta obra e a analisa-la de uma prespectiva diferente da que tinha até então..
Primeiro tudo o que me aconteceu parecia um sonho surreal, quando ia á rua parecia que estava noutra cidade, noutro país, numa diferente dimensão e que a qualquer momento ia acordar e eu não estava a passear sentada, empurrada por alguém que não merecia esse fardo..
Depois a passagem do tempo tornou-se realmente assustador..o tempo que antes era pouco tornou-se muito sem ter com o que o ocupar, ao mesmo tempo o recordar os momentos antes de tudo isto tornou-se angustiante.. não podia fazer as minhas coisas, tinha que abondanar os meus planos, refazer as minhas prioridades, assustada com a dependência dos outros que também tinham que repensar as suas vidas por minha causa.
Aí pensei muitas vezes nos relógios moles, na escuridão que domina a parte inicial da obra, embora nunca tivesse esquecido o azul e o amarelo que pintam o fundo desta obra de Dali, onde estão as nossas forças, a nossa esperança e que se traduzem nas amizades reforçadas e as que foram criadas neste ciclo e as quais desejo que Persistam Sempre na Minha Memória.
Neste momento a escuridão quase não existe porque a luz da força da vida é muito mais forte e persistente.....

Sem comentários: