segunda-feira, 30 de setembro de 2013

para uma cidade

Fisicamente, habitamos um espaço, mas sentimentalmente, somos habitados por uma memória. Memória que é a de um espaço e de um tempo, memória no interior da qual vivemos, como uma ilha entre dois mares: um que dizemos passado, outro que dizemos futuro.

José Saramago – O Caderno  (Palavras para uma CidadeSetembro 2008)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

X

Na minha crise de indecisões surgiu mais uma: onde colocar o X. Por isso vou ler com atenção todos os panfletos, refletir e votar em consciência. Depois é esperar que acabe esta ramboiada de bolas, canetas, arruadas, bandeiras, caderninhos e carros aos berros…e o “eu conto consigo”.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

*

Geralmente decido sem grandes hesitações mas nos últimos dois dias foi difícil optar entre aceitar ou rejeitar, ir ou ficar…apesar de à partida ter uma decisão tomada, estar a pensar em todas as condicionantes e consequências fez com que me desse um “nó no estômago” que há muito não sentia. Toda a forma a decisão está tomada, a consciência tranquila, só falta desatar o nó.

* O Desterrado (1872-1874) - Soares dos Reis

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

a sugestão dos primos


" Darkness cannot drive out darkness: only light can do that..."

Martin Luther King Jr.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

oh gente da minha terra

Que o povo está sedento de inventos que não seja folclore patrocinado pela câmara é compreensível e o povo que se ajuntou na festa branca foi uma coisa assim meio medonha. Diz a organização que afluíram a braga nesse dia milhares de pessoas, muito mais daquilo que era previsível, de qualquer forma há que manter a segurança de quem se aventura a participar na festa do espírito santo. Nos dias que se seguem há os que dizem que foi muito fixe, os que adoraram ser apertados, os que detestaram o som, os que nem conseguiram chegar, os que não viam o palco e depois há a minha pessoa que a fazer confiança nas pessoas/ fundações que organizam esses eventos quer ver a Mariza e vai mais cedo para a praça seguindo o símbolo internacional que todos conhecem. O meu espanto é que não havendo cadeiras para que as grávidas e pessoas com deficiência pudessem sentar (a não ser o banquinho de pedra que compõe o mobiliário barroco da praça), estavam lá muitas pessoas, nenhuma aparentemente grávida e três (eu incluída) com mobilidade reduzida. Oh gente da minha terra…se está ali uma pequena clareira aberta siga para lá tudo…e sair depois com tanta gente prioritária, presa no cerco supostamente de segurança...e pessoas da organização com quem eu discutir…e outra coisa chamada civismo. Nada.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

do mal o menos

Que todo o Homem é um animal político Aristóteles já o disse. Que grande parte da sociedade acha que não tem dever de participar na vida política do seu país, cidade e freguesia o nível de abstenção nas eleições comprova (pode ser que este ano seja diferente)*. Porém vive-se toda uma nova era – a do facebook e a política é sua amiga. O que faz com que haja cidadãos, meus amigos, que gostam da página do passos e do cavaco, o que me causa certa urticária, e eu sinceramente vivia melhor sem essa informação. Chegada a hora das eleições autárquicas, há que aproveitar as amizades e espalhar convites de apoio aos candidatos e às listas que encabeçam. Até aí nada a opor, se forem daqueles sempre fiéis à causa, o meu espanto e desagrado prendesse apenas com o facto de todos esses pedidos terem por objectivo o apoio a candidaturas facholas e de muitos desses amigos, que compõem essas listas, nunca terem tido a menor preocupação política ou então serem vira-casacas. Fuckiiiiiiiiiiiiiiiisssssssss e há-de chegar o dia em que em vez de ir à festa branca irei à festa do…tititirirititiritititiritituuiutuuuutiiitiiriti..

 Nota* o que à primeira vista parece contraditório

“A Politica é a ciência, não de fazer o bem, mas de evitar, prevenir ou minimizar o mal. Com efeito, o principio vital de uma comunidade não reside nem na igualdade nem na liberdade – realidades e conceitos contemporâneos, de nulo significado, atribuídos a outros tempos históricos, – mas na segurança da comunidade como um todo, isto é na melhor maneira de evitar, prevenir ou minimizar o mal;”  Miguel Real – Nova Teoria do Mal 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados”*
 Nada serve de consolo quando se perde alguém querido como a minha tia Francisca. Era uma verdadeira lutadora, toda a vida lutou pela alegria e felicidade dos que a rodeavam. Encarou a doença maldita com força, coragem e fé que sempre manteve. Aproveitou as tréguas, enfrentou muitas batalhas, a última demasiado longa, penosa e por isso injusta. Quem tem fé nunca está sozinho, tenho a certeza que está bem acompanhada e em paz e que irei vê-la muitas vezes com os olhos do coração, pese embora esta dor da saudade eterna que todos sentimos por perder uma pessoa tão especial.

* Papa Francisco

domingo, 1 de setembro de 2013

moment of surrender

In the corner, there's our little blue and green planet; some people, trying their hardest to hold on. They don't want to fall off. This song is for you... This is Moment Of Surrender.