segunda-feira, 7 de abril de 2014

a comemorar 40 anos de Abril

 
Aproxima-se o 25 de Abril e este ano comemoram-se os 40 anos da Revolução. Nesse âmbito a APD juntou-se às celebrações, pretendendo demonstrar o que mudou desde abril de 1974 para as pessoas com deficiência.
Felizmente após o 25 de abril vários direitos foram implementados na Constituição de 1976 e uma sociedade mais livre permitiu que as pessoas com deficiência estivessem cada vez mais incluídas e não escondidas nas suas casas ou encerradas em instituições.
 Diz quem viveu nesse tempo, antes da revolução, que havia pessoas com medo de serem contagiadas pelas pessoas com deficiência. Como se as marcas deixadas por uma doença ou um acidente fossem transmitidas por respirar o mesmo ar. A isso juntavam-se todas as barreiras arquitetónicas, morais, sociais, económicas, educacionais, próprias de um país que viveu mais de 40 anos a esconder tudo aquilo que não fosse perfeito, e que envergonhasse a nação.
 É triste perceber que 40 anos volvidos ainda existam tantas barreiras, tantos preconceitos, tantas dificuldades...Mas que agora, ao contrário de antes, ninguém precisa aparentemente de se esconder, dentro das limitações de todos Somos Livres.

Sem comentários: