quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

dia internacional da pessoa com deficiência # 1

Dezembro é um mês especialmente dedicado aos direitos humanos, assente na premissa que “ Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de consciência devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Hoje é nosso objectivo promover o dia Internacional das Pessoas com Deficiência e desta forma procurar assegurar, desenvolver e defender o respeito pela sua dignidade.
Temos consciência de que a sociedade tem medo da palavra deficiência e compreendemos o seu temor. Numa procura básica de dicionário ela aponta-nos a imperfeição, o incompleto, ou algo com defeito, deficitário. Como era bom que um dicionário proporcionasse, com exactidão, o sentido das palavras e que em algum deles encontrássemos a definição integrada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que nos diz no Artigo 1º o seguinte:  “ Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interacção com diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efectiva na sociedade com as demais pessoas.”
Sabemos que a sociedade ainda não está devidamente preparada para a inclusão das pessoas com deficiência. Existem demasiadas barreiras físicas (nos edifícios, nas ruas, nos transportes, nas estruturas de lazer, na integração nas escolas e no trabalho) e, especialmente, nas atitudes o que contribui, decisivamente, para o isolamento e para situações de carência económica e emocional.
Aos responsáveis políticos, cumpre, cada vez mais, tomar medidas apropriadas a nível social e económico para que as pessoas com deficiência tenham a oportunidade de desenvolver e utilizar o potencial criativo, artístico e intelectual, não somente em benefício próprio, mas também para o enriquecimento da sociedade.
Só assim poderemos ter esperança num futuro mais digno para todos, na certeza de que, do nosso vocabulário, farão parte palavras mais enérgicas e eficazes, tais como: vontade e mudança

Sem comentários: