sexta-feira, 5 de agosto de 2022

biblio*

 " Em suma, as coisas do corpo correm como um rio; as coisas da alma não passam de sonho e de fumo. A vida é uma guerra e uma estranha passagem; e, depois da fama, o esquecimento." - Marco Aurélio Pensamentos.

 Há  nos livros e nas palavras um poder. O poder de esclarecer, de entreter, de ficar maravilhado com uma história, com os seus personagens, com uma realidade utópica ou distópica, com as evidentes ou menos claras reflexões filosóficas,  de misturar heróis, mitos, deuses e lendas, de colocar ou retirar de um tempo a memória e o esquecimento. 

* A Utopia - Thomas More (relido);

* As Intermitências da Morte - José Saramago;

* A Mão e a Luva - Machado de Assis;

* Viagem a Portugal ( excertos) -José Saramago;

* O Silvo do Arqueiro - Irene Vallejo;

*As Memórias Póstumas de Brás Cuba;

* A Pérola - John Steinbeck;

* Rio do Esquecimento - Isabel Rio Novo.

Há entre tudo isto a realidade que nos espanta pela sua loucura, incredulidade de estarmos a viver, a assistir, a presenciar o pior dos males da Humanidade - a guerra. Uma, entre as várias que existem no mundo, remetendo ao sofrimento os povos, à aniquilação de culturas, à destruição, ao calar e ao falar, em suma à falta de liberdade. E como disse José Milhazes: a História repete-se e porquê? porque não a quiseram ler e estudar? porque a revistaram de falsidade? porque a ignoraram? Porque a geo-politica-estratégia-financeira-militar é o geo-negócio do poder e do dinheiro de muito poucos mas que controlam o mundo.

* Breve História da Rússia - José Milhazes ( ainda em curso).

" Não pensem que um escritor consciencioso escreve uma linha só que seja com o intuito de encher papel; que invente um episódio para seu recreio: tudo aqui vem a propósito, desde o facto mais somenos ao pormenor de maior vulto, e os leitores que esquadrinham os fins e suspeitam uma ideia em cada palavra impressa acharão neste romance demonstrações de que os grandes acontecimentos da vida, que fazem pasmar o mundo são como os nevões: um floco de neve que rola do cimo das montanhas ao chegar às fraldas destrói casas e plantios, embrulha vidas humanas e rompe o equilíbrio das coisas." cap6.p.93 - rio do esquecimento.

* do grego - livros

Sem comentários: