terça-feira, 20 de maio de 2014

sós mas briosos

 

 
 
Aconteceu no dia 17 de Maio mais um almoço convívio dos ex-combatentes do ultramar caç. 3565 - Sós mas Briosos - a que pertenceu o meu pai. Desta vez decidi acompanhá-lo até porque tinha alguma curiosidade em saber como seriam estes encontros.
Estes homens que lutaram uma  guerra sem razão, têm recordações em comum marcadas por momentos de violência, injustiça e sobretudo fome ( não se cansam de referir o arroz com atum e atum com arroz), mas também memórias de companheirismo e camaradagem. Aos 20 e poucos anos, a maioria deles, tinha pouca consciência de que era uma guerra mas já tinham a certeza que após 10 anos de combate no ultramar, o seu destino passaria certamente por lá. Alguns tatuaram no seu corpo o nome do seu destino - Guiné. O que motivou vários momentos de humor ao longo das gerações. Agora que se fazem tattoos de tudo e mais alguma não sei se o - Guiné / Angola/ Moçambique + o Amor de Mãe tem o mesmo impacto de há uns anos.
Isto para dizer que foi bonito de ver, os abraços apertados, a missa pelos que já partiram, o almoço convívio, o bolo festivo...e a promessa de que para o ano o encontro será em Braga.
 

Sem comentários: