segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

em braga*


O viajante já se deslumbrou com as magníficas paisagens, visitou aldeias e cidades umas com mais interesse que outras, navegou nas tradições e lendas, registou momentos, saboreou o que de melhor a gastronomia regional oferece. Apostou na visita aos edifícios românicos, por  serem os seus preferidos, apontou os pormenores e as surpresas. Enfureceu-se com o mau gosto, desiludiu-se e entristeceu-se com as patranhas históricas criadas numa época relativamente recente. Percorreu quilómetros, e eu toda contente com as suas descobertas, com as semelhanças entre os gostos, deliciada com o que o viajante tem relatado da sua viagem. 
Eis que o viajante chega a Braga.  Sem contar com a irónica e surpreendente história de S. Jorge, o resto é um relato sombrio, daqueles em que o sol, por não brilhar torna tudo triste e feio. 
Certo que esta viagem já ocorreu há algum tempo, que Braga não era uma cidade que atraísse turistas, como hoje acontece, mas este viajante merecia melhor. Merecia ver como os locais de interesse artístico e patrimonial estão  hoje tão melhor preparados para impressionar quem os visita. O viajante gostou de muita coisa em Braga, mas tenho para mim que hoje ficava mais agradado. O tempo recuperou edifícios, musealizou espaços, organizou peças e colecções, revitalizou tradições. Que pena o viajante não poder voltar. Ohhhhhh que leitora tão pouco atenta às palavras do autor. O viajante volta sempre. Ele anda por aí. 

* Viagem a Portugal - José Saramago

Sem comentários: