quarta-feira, 10 de agosto de 2016

sobre Cândido Oliveira


O seu nome é conhecido de todos os portugueses porque há um troféu de futebol com seu nome, ainda há dois dias disputado e infelizmente perdido pela minha equipa S.C. Braga. Futebol à parte, que este ano já não há paciência para tanta competição, foco para o homem que deu nome à taça, numa homenagem da federação portuguesa de futebol. 
No documentário emitido pela rtp 2 - A PIDE antes da PIDE, explora-se  uma face da ditadura do estado novo, pouco conhecida da maioria de nós, a realidade dos resistentes. A História não os destaca particularmente, os militantes comunistas clandestinos são a referência mais evidente, mas houveram outros que aproveitaram o seu estatuto, os seus conhecimentos para de alguma forma fazer frente à tirania por tanto tempo imposta, que parece que a ela todos se habituaram. 
Cândido Oliveira nasceu em 1896, foi campeão de luta greco-romana, jogador do s.l.b e do s.c.p, foi o primeiro seleccionador português e levou a equipa aos jogos olímpicos de Amesterdão em 1928. Foi diretor geral dos ctt e por todas estas suas actividades foi convidado pelos ingleses em colaborar com informações relevantes aquando a segunda guerra mundial, era apelidado de "agente pax" . A PVDE -policia de vigilância e defesa do estado - descobre o caso de espionagem nas gasolineiras shell e na sequência dos acontecimentos Cândido Oliveira é levado para o Tarrafal em 1942 até 1944. Vários episódios marcaram a sua vida no campo de concentração, como ter estado três dias sem beber água, relatos num livro editado pós 25 de Abril " Tarrafal : o Pântano da Morte"  . Cândido Oliveira foi também jornalista e fundou com colegas o jornal desportivo a bola. 
E eu pergunto-me porque é que eu só sabia o nome da taça? e não esta vida?!

" a vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver" - José Saramago

Sem comentários: