segunda-feira, 29 de agosto de 2016

terça-feira, 23 de agosto de 2016

domingo, 21 de agosto de 2016

viagem a portugal


Há um tempos li partes deste maravilhoso livro. Trouxe-o depois de o ver escrito em italiano, nas mãos de uns viajantes que disseram que Saramago era o seu guia nesta viagem a Portugal. Não sou de comprar muitas coisas, nem livros...porque eles estão ali, aqui tão perto num dos meus sítios preferidos - a blcs - e a ideia de os livros circularem pelas mãos de tanta gente agrada-me. Também me agradaria ter uma biblioteca imensa, com todos os títulos e autores que  já li e quero ler. Mas isso é sonho e a blcs é real. Recorro muitas vezes às palavras de Saramago e elas chegam até mim sem as procurar. Pensei, tenho que o comprar. Preciso de ir lá ver e sublinhar e marcar a folha. Não encontrei em toda a cidade. Via net vindo de aveiro aqui está ele. O viajante volta sempre.  

Sempre imaginei que o paraíso seria uma espécie de biblioteca - Jorge Luis Borges

terça-feira, 16 de agosto de 2016

porque é verão*



* porque não ouvir um hit todo à verano do enrique;
* a rima foi sem querer.

domingo, 14 de agosto de 2016

ourives de palavras # 2



" Não quero viver num mundo sem catedrais. Preciso da sua beleza e da sua transcendência. Preciso delas contra a vulgaridade do mundo. (...) Preciso do brilho do seus vitrais, da sua calma gelada, do seu silêncio imperioso. Preciso das marés sonoras do órgão e do sagrado ritual das pessoas em oração. Preciso de tudo isso. Mas não menos necessito da liberdade e do combate a toda a crueldade. Pois uma coisa não é nada sem a outra. E que ninguém me obrigue a escolher. "

Pascal Mercier - Comboio Noturno para Lisboa

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

sobre Cândido Oliveira


O seu nome é conhecido de todos os portugueses porque há um troféu de futebol com seu nome, ainda há dois dias disputado e infelizmente perdido pela minha equipa S.C. Braga. Futebol à parte, que este ano já não há paciência para tanta competição, foco para o homem que deu nome à taça, numa homenagem da federação portuguesa de futebol. 
No documentário emitido pela rtp 2 - A PIDE antes da PIDE, explora-se  uma face da ditadura do estado novo, pouco conhecida da maioria de nós, a realidade dos resistentes. A História não os destaca particularmente, os militantes comunistas clandestinos são a referência mais evidente, mas houveram outros que aproveitaram o seu estatuto, os seus conhecimentos para de alguma forma fazer frente à tirania por tanto tempo imposta, que parece que a ela todos se habituaram. 
Cândido Oliveira nasceu em 1896, foi campeão de luta greco-romana, jogador do s.l.b e do s.c.p, foi o primeiro seleccionador português e levou a equipa aos jogos olímpicos de Amesterdão em 1928. Foi diretor geral dos ctt e por todas estas suas actividades foi convidado pelos ingleses em colaborar com informações relevantes aquando a segunda guerra mundial, era apelidado de "agente pax" . A PVDE -policia de vigilância e defesa do estado - descobre o caso de espionagem nas gasolineiras shell e na sequência dos acontecimentos Cândido Oliveira é levado para o Tarrafal em 1942 até 1944. Vários episódios marcaram a sua vida no campo de concentração, como ter estado três dias sem beber água, relatos num livro editado pós 25 de Abril " Tarrafal : o Pântano da Morte"  . Cândido Oliveira foi também jornalista e fundou com colegas o jornal desportivo a bola. 
E eu pergunto-me porque é que eu só sabia o nome da taça? e não esta vida?!

" a vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver" - José Saramago

terça-feira, 9 de agosto de 2016

a casa comum


Destruir a casa comum é algo que só o Homem é capaz. E o mesmo destrói e conta tudo na tv em direto. Como o resto do mundo não sentisse o cheiro, não visse o céu denso de nuvens escuras, que não carregam água mas uma imensa tristeza, desespero, angústia e revolta por tudo o que se perde e que é de todos nós. Portugal quer ver o país a arder? eu não.