domingo, 27 de maio de 2018

festina lente*

Tinha-me esquecido como o renascimento foi um tempo rico em mudanças. Acho que isso decorreu de todo o seu próprio esplendor, que fez ofuscar e cair nas trevas um período igualmente importante que o precedeu - a idade média. Quase sem querer cansei-me da magnitude, da grandeza, da perspectiva, dos putti, da perfeição do clássico e concentrei-me na simplicidade, nas dificuldades e no desenvolvimento existente no longo período de tempo da idade média..mas isto somos nós, homens a colocar marcos e a dividir tempos, para com isso facilitar ou estudar melhor o que continua a ser um só. 
No renascimento há mudanças de perspectivas e mentalidades, que deram origem a obras magnificas de pintura, escultura e arquitectura que enchem os livros de história e permanecem no nosso imaginário..mas antes de tudo isto estão as palavras dos primeiros a analisar o Homem em toda a sua complexidade e é aqui que estão os nomes de Giovanni Boccaccio, Erasmo de Roterdão e Thomas More. As suas palavras dão nos a conhecer todo um novo mundo que estará para sempre actual.

"Ter compaixão pela desgraça dos outros é humano, algo normal em todos os homens, especialmente naqueles que já obtiveram de alguém o conforto e que precisavam. E se alguém já sentiu necessidade de compaixão, sentiu o seu conforto ou dela beneficiou, eu sou esse alguém. " Decameron - Boccaccio 1348

* devagar que tenho pressa - Adagia - Erasmo de Roterdão - que em 1500 traduz provérbios gregos do autor satírico do sec. II a. C , Lucianno de Samósata cujo o cepicismo inspirarão o  trabalho de Erasmo.

Sem comentários: