domingo, 20 de abril de 2008

Epocas Históricas....IV



A idade contemporânea é o período específico atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da Revolução Francesa (1789 d.C.).

O seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos.

Esta é a época das revoluçoes liberais,da Liberdade, Igualdade e Fraternidade..do fim do Absolutismo na maioria dos paises europeus.. É também a época das grandes crises, das grandes guerras e dos sistemas ditatoriais, o Fascismo, o Nazismo o longo Estado Novo português..É Também a idade do rock n roll e do nscimento ou desenvolvimento das Democracias.

Em Portugal geralmente esta idade é estudadds até ao 25 de Abril de 1974, ao nivel mundial verificaram-se acontecimentos que alargaram a abordagem desta época até bem perto dos nossos dias - o 11 de Setembro de 2001..

Sem comentários: