segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Insónia...


Não há pior coisa que dormir 1 hora e pouco numa noite ou melhor dizendo estar sem conseguir descansar totalmente uma noite inteira, cheia de horas, minutos e segundos..já não me acontecia há algum tempo mas esta foi uma graaaande noooiite, o sono desapareceu não sei para onde e a minha cabeça não me deixava descansar, pensei em tudo e em mais alguma coisa,lembrei-me de músicas, depois contei carneiros,vi as horas, fiquei com fome, ouvi os meus pais a ressonar, mudei as almofadas de posição umas 50 vezes, puxei lençol, tirei lençol, virei e rivirei..finalmente adormeci e logo a seguir tocou o despertador..

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O que se ouve na Fisio..

No ginásio onde faço a fisioterapia está sempre o rádio ligado sintonizado na comercial ou outra estação de rádio do género, mas de vez em quando uma terapeuta lembra-se de levar um cd dos seus cantores preferidos..o resultado é que fica quase toda a gente a bater com a cabeça na parede..Há uns tempos atrás levou jazz, as primeiras músicas até não foram mal recebidas mas passada meia hora de pépépépépé, já tava tudo capaz de se ir afogar à piscina com 1,70 m..entretanto a mulher tem andado sossegada mas esta semana voltou ao ataque.Na segunda feira atacou com Super Tramp, mas a luz foi a baixo umas quantas vezes por causa do mau tempo e aquilo ficou por ali..mas hoje não escapamos a ouvir um cd inteirinho do Luis Represas, os doentes deitados já estavam quase a dormir, a terapeuta M. e eu já trocávamos os olhos e a dona do cd andava pra trás e pra diante toda contente a cantar..quando pensamos que aquilo já tinha tocado tudo que tinha pra tocar, eis que chega a grande música: Timor...tocou 2 vezes...já não podiamos mais, aquilo já enjoava..aproveitamos que a mulher foi lá fora e a terapeuta M. correu para a aparelhagem e desligou aquilo, bem que alivio para os ouvidos..espero que a terapeuta dos cd´s não goste de André Sardet, ia ser o fim da picada..

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ontem acabei de ler o livro Rio das Flores, foi bom para passar o tempo mas estava à espera de melhor..a história da familia Ribeiro Flores não se revelou muito emocionante e achei o uso da História de Portugal bastante excessiva e até um pouco maçador para quem estiver, como eu, cheia de conhecer esta História..Acabei por gostar bastante das "cenas" da viagem entre a Alemanha e o Brasil de dirigível,o Zeppelin, não tinha ideia que esta espécie de balão de ar quente tivesse capacidade de atravessar um oceano..

Outono..


Ontem os telejornais anunciavam o inicio do Outono para mim, como para a maioria das pessoas, o outono significa a chegada de tempo mais frio, com mais chuva e dias com menos luz..é também o regresso das crianças à escola, de ruas cheias de trânsito,de folhas espalhadas no chão que eu adorava pisar para ouvir o seu barulhinho a estalar contra o chão,e de montras das lojas cheias de casacos, camisolas grossas, mais escuras e botas muitas botas..que eu adorava calçar e de que agora tenho tantas saudades..
A entrada de uma nova estação nunca me abalou muito, mas ultimamente observo com muita mais atenção as mudanças na paisagem e nas pessoas e claro desejava muito que entrar numa nova estação representasse também para mim uma grande mudança..

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Como se fala na fisio..

Nas minhas idas diárias ao hospital para fazer fisioterpia onde frequento o ginásio, a piscina e a terapia ocupacional..ouvem-se uns termos e expressões muito engraçadas, que às vezes a gente nem percebe muito bem, já que a maioria dos frequentadores tem uma idade ligeiramente avançada e por isso ouvem um bocado mal e então percebem as coisas todas ao contrário e depois saem-lhe coisas como:
" ai eu em casa tenho um sarilho desses" = Andarilho
" ui vou agora andar com o trapézio" = Tripé
" tive a andar um bocadinho nas grades" = Barras
" onde é que fica a T.zero" = t.o, terapia ocupacional
.....

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Lá se foi o espirito da super woman..

Às vezes aptecia-me que o mundo parasse até eu ter a minha vida toda outra vez...assim não perdia nada, festas, convivios, aniversários, casamentos, nascimentos, trabalho, férias...enfim caso para dizer que lá se foi o espirito de super woman..tenho q encontrar a Dra. M. a ver se me dá uma injecção de animo..

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Banho de optimismo..

Ontem tive uma consulta de neurologia com a médica que me acompanhou no inicio desta "aventura"..é uma médica da minha idade,muito bonita e simpática e que entende perfeitamente o que sinto..tivemos uma conversa super animada e optimista..
Disse logo que eu sou uma espécie de " superstar" do hospital e não só, isto porque muitos doentes quando vão à consulta perguntam por mim, querem saber quando vou ficar bem e agradam-se com a minha disposição..para além disso em festas e convivios com os seus amigos há sempre amigos de amigos que me conhecem e então toca a atacar com dúvidas e questões sobre mim, coitada.. Então achou-me bem melhor e com boas prespectivas de melhoras..
Fiquei a sentir-me uma Super Woman

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Rio das Flores..


Ontem começei a ler o Rio das Flores de Miguel Sousa Tavares, apesar do homem ter um ar de enjoado ou de que vai bater a alguém os seus livros encaixam-se no meu género de livro preferido, o ramance histórico..como as tardes são longas ontem já li bastante e gostei. A história começa em 1915 quando a recente República Portuguesa dava já mostras de instabilidade e descrédito que se vai agravar com a entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial...será neste tempo histórico que se irá desenvolver uma história de familia também ela, para já interessante.. O género é bastante parecido com Equador que também li e gostei.. Logo no inicio o autor coloca uma citação virada para a vivência de quem escreve e não só:
" A loucura é viver na solidão dos outro, numa ordem que ninguém partilha. Durante muito tempo achei que escrever podia resgatar-me da dissolução e da escuridão, porque implica uma sólida ponte de comunicação com os outros e anula, por isso, a solidão mortal...Depois, comprrendi que aqueles a quem chamamos loucos, estão, muitas vezes, para além de qualquer resgate."
Rosa Montero, A Louca da Casa

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Problemas de expressão..

Como dizer:
- Quando eu ficar boa..
- Se eu ficar boa..
?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sobre o verão..

Analisando o resultado do inquérito sobre como correu este verão de 2008 a conclusão mais evidente é que, o verão não foi mau mas podia ter sido bem melhor, não fossem os dias cinzentos de chuva, as limitações fisicas, as alterações dos planos na ultima hora, os dias de trabalho enquanto os outros estão de férias...no entanto houveram muitas pessoas que aproveitaram bem o seu verão, se espregiçaram na praia, viajaram pelo mundo, dormiram até ao meio dia..
Resumindo e concluindo, este verão não foi mau, claro que todas as estações do ano bem todos os dias podem ser sempre bem melhores..e agora que venha o outono.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Coisas que estou cheia de ouvir..!


Passado quase um ano e meio sobre a minha doença, começo a ficar mesmo muito farta de ouvir certas frases feitas que as pessoas com que me vou cruzando teimam em dizer..eu sei que não é por mal e que é perfeitamente normal as pessoas dizerem essas coisas, mas sinceramente tou cheia..!
As mais ouvidas estão neste Top 3:
1- " Para vir, vem depressa mas para ir.."

2- " É Preciso ter muita força de vontade, e querer.." esta incomoda-me mesmo, as pessoas acharão que quem deixa de andar por algum tempo, tem outras vontades que não sejam andar..

3- Tenho isto assim e assim.." já a levou ao bruxo X ao padre y ou à mulher z.." santa ignorância.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Blindness..


Esta semana tou a fazer o tratamento mensal das imunoglobolinas lá na neurologia..hoje não me aptecia muiro ir para cima, estive na piscina mas a água estava tão quente o ar tão pesado com a humidade que quando saí de lá parecia um pastel, aptecia-me ar fresco..
Lá fui para cima, hoje o corredor estava super concorrido, há muita gente a fazer este tratamento e no meio destes hoje estava um senhor que nunca lá tinha visto..fui para a mesa ao lado dele e foi aí que percebi que o senhor era cego..enquanto me ouvia a acomodar-me sorria e "olhava" para onde eu estava e eu ia ouvindo uma música que saía da sua mala em cima da mesa, onde ele tinha um rádiozinho..começamos a conversar..era um homem simples que perdeu a sua visão após um AVC e com variadissimos outros problemas de saude..agora tem apenas 5 % da sua visão,antes de vir embora tive que me chegar juntinho dele para ele ver a minha cara e ficar a conhecer com quem estivera a falar..
Desta conversa retiro duas coisas essenciais, primeiro o senhor disse que a cegueira era como se estivesse tudo noite, sempre..claro que isso é quase do senso comum nós sabermos e imaginarmos, mas nunca tinha conversado tanto tempo com uma pessoa invisual, e por isso impressionou-me um bocado.. depois também dizia que a sua situação podia ser bem pior e que tem tido muita força para se adaptar a esta situação que dura há 5 anos..
Realmente é surpreendente como o ser humano tem esta capacidade de se reerguer, de se habituar ás coisas menos boas da vida..e de continuar..

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Depressão pós- férias?!

1 de Setembro de 2008, as pessoas voltam aos seus empregos/ trabalhos..as férias acabaram..no jornal da noite fala-se da depressão pós férias quando há tantos desempregados no nosso país que não se importavam nada de apanhar uma depressão deste tipo..
Ao mesmo tempo que se fala em regrsso ao trabalho, surge também como notícia os protestos de rua dos professores que ficaram sem colocação ( cerca de 40 mil), que não podem contar com qualquer tipo de estabilidade financeira.. Bem tudo isto para dizer,que quem me dera estar em condições para trabalhar, após umas férias boas ou más, o que interessava é que elas chegavam ao fim e reiniciaria uma actividade que me realizasse..
Agora o mês de setembro é sinónimo de que se vai iniciar de novo a rotina: casa-hospital, hospital-casa, de tardes entre t.v, net, e a leitura de um livro...parecem férias mas não são, são sim talvez motivo para qualquer tipo de depressão!