domingo, 23 de agosto de 2009

Romaria chic- fashion..


Não aprecio as festarolas de agosto cheias de bombos, zés pereiras, muita gente e muito barulho..mas a festa da cidade de Viana do Castelo é diferente. Ela é considerada a "romaria das romarias" e isso seria mais do que suficiente para eu não por lá os meus pés + as minhas canadianas..mas em Viana do Castelo tudo é agradável..até a romaria.
Ontem fomos ver o Cortejo que desfilou pela cidade onde se mistura a história e etnografia da região e durante duas horas desfilaram carros com réplicas dos principais monumentos da cidade e depois carros e figurantes que mostravam as actividades e o modo de viver das pessoas que trabalham com o mar, com a terra..
tudo intervalado com animação de bandas que não paravam de tocar e cantar o "havemos de ir a viana.." de Amália Rodrigues acompanhados pelas palmas da assistência..
Quase todos os participantes do desfile vestem o traje tipico do minho e as mulheres exibem as suas variadisSimas peças em ouro, mas tudo isto com um orgulho e vaidade que eu não entendia muito bem, porque quando era criança a minha mãe no carnaval insistiu em vestir-me de lavradeira e eu detestei..!
Para além do desfile ser super bem organizado e divertido, as pessoas da cidade vestem todas também as camisas com os bordados de viana, a do homem vermelho e a da mulher azul, e quase todas usam os seus brincos à rainha, o colar de contas, o coração de viana, usam os lenços garridos na cintura e todas estas peças tradicionais contrastam com as calças de ganga, os óculos de sol ou seja fica tudo com um ar muito tradicional e muito fashion..
O resultado é um ambiente fantástico numa cidade lindissima na qual eu não me importava nada de viver..

Sem comentários: