domingo, 9 de agosto de 2009

Sinto Muito..


Sinto Muito é um livro que comprova, aquilo que eu tenho vindo a constatar desde que fiquei doente, os médicos não são deuses..
Gostei de ler as expriências tão pouco convencionais deste médico, pelo menos em relação à realidade portuguesa..embora tenha ficado com a sensação que a escrita do autor demonstra uma forma de provar que também ele como os seus irmãos, se revelou um excelente médico e ao mesmo tempo um escritor..(já que quando era aluno, a sua mãe exigia-lhe o minimo, um 10)
Do livro, gostei muito da forma como o médico aborda a humanização dos serviços nos hospitais, embora pessoalmente não tenha muito do que me queixar, já assisti a cenas muito tristes de falta de informação dos doentes, da pouca assistência e atenção às familias..
No outro dia ouvi na televisão uma médica muito indignada por se falar na Humanização dos serviços, pois dizia ela que ali não se tratavam animais. É verdade , mas sendo que as refeições são servidas numas "coisas" de aluminio, que faz com que a comida saiba sempre ao mesmo...talvez um pouquinho de mais humanidade prática já não era mau..
Outro aspecto muito interessante do livro é quando este médico, aborda o tema das medicinas alternativas, dizendo que o sucesso destas está fortemente relacionado com a boa relação do paciente com a pessoa que o trata, baseada na conversa, na confiança,no tempo que passam juntos..e Tempo é algo que a maioria dos médicos, supostamente não tem.

Sem comentários: