No dia 8 de abril de 2011, estive com Otelo Saraiva de Carvalho na escola em que estava a dar aulas, no âmbito das celebrações do 37º aniversário da revolução, onde este fez a apresentação do seu livro O Dia Inicial e nos falou como foram aquelas horas essenciais para a libertação do país de uma longa ditadura. Quando contei sobre isso aqui no blogue referi as mil e uma vezes em que usou a expressão pá, camaradas pá e o abraço de camarada de guerra colonial na Guiné entre Otelo e o meu pai. Nestes tempos estranhos em que se começa a preparar os 50 anos da revolução, ouvi no outro dia num programa de rádio, alguém comentar sobre a importância do dia da revolução, e como essa celebração começará a ser vivida de outra forma, quando os capitães de Abril já não estiverem aqui. Em pensamento concordei imediatamente. E agora se vê, que no final dos dias, apesar de caberem tantas vidas dentro de uma só pessoa, não há silêncio, nem luto nacional que deveria ter sido para Otelo e para todos os que tornaram limpa uma madrugada livre na qual hoje todos vivemos.
domingo, 1 de agosto de 2021
quarta-feira, 28 de julho de 2021
vai o viajante #20
terça-feira, 27 de julho de 2021
vai o viajante #19
sexta-feira, 16 de julho de 2021
euro 2020-21
A squadra azurra venceu o campeonato europeu de futebol. A seguir claro, a Portugal era a minha equipa preferida. Este campeonato foi meio estranho mas ao mesmo tempo foi tão bom. Este blogue já dura há não sei quantos campeonatos e eu adoro sempre os hinos, a união entre jogadores, o ânimo que a festa do futebol transmite ( às vezes ânimo a mais) e o quanto entretém. Ver um estádio cheio de pessoas sem máscara a abraçarem-se num golo causa agora uma de duas reações eehhhhhhhhhhhhhhh e o quê o quê ??lá não há covid!!!!!!! Bom, a UEFA viu que este modelo de campeonato em não sei quantos países não funcionou ainda mais neste contexto de pandemia. A inglaterra estava à espera que a taça ficasse em Home mas ela foi para Rome. Eu que não vi futebol, todo um ano, a não ser o final da taça braga vs benfica vi quase todos os jogos e adorei que a itália tivesse sido a vencedora.
terça-feira, 6 de julho de 2021
Mnemosine *
domingo, 30 de maio de 2021
identidade nacional *
José Gomes Ferreira , o jornalista da sic decidiu escancarar a verdadeira história de portugal - o que os compêndios não dizem- com o objetivo de provocar os historiadores que calam ou consentem com a história oficial. Mas o seu principal objetivo é que não ensinem aos meninos da escola que Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil em 1500 e que Portugal (port du gral) teve na sua formação os interesses papais com ajuda dos templários. E novidades???
Há um outro senhor jornalista que costuma escrever no facebook, tipo cartas abertas a pessoas por relação com datas importantes ou situações da atualidade. No inicio até gostava mas agora já acho batido. O mesmo posso dizer sobre josé gomes ferreira que tem tanto de lúcido como de presunçoso e pessimista em termos de economia nacional. Diz que há 2 anos que anda a navegar nas wikipédias desta vida e descobriu a verdade que o resto dos portugueses ignora. A verdadeira HISTÓRIA de Por du Gral.
1. Quem pensar na História conhece um cliché batidíssimo dos "fracos não reza a história" e porque será isso?
2. Alguma dúvida que a História é injusta? Que quem a escreveu e escreve tem propósitos políticos e sobretudo propósitos de poder. Que os falhanços são tão bem escondidos em manhãs de nevoeiro cerrado.
3. Que os grandes feitos são exaltados sempre que é preciso dar ânimo e união a uma sociedade. Quantas vezes, neste tempo, não invocamos o heroísmo dos que "servem" as pessoas e o país.
4. Mas para o senhor era importante mudar a data da descoberta/achamento do Brasil...porquê?? porque andam a vandalizar estátuas; porque a nossa história é lindíssima e as pessoas em geral , os professores em particular enganam os meninos na escola. E os canais de informação o que fazem?? e os historiadores o que fazem???
5. Tenho pena que nessa pesquisa wikipédia fora não tenha DESCOBERTO todos os estudos e debates que se fizeram no ano 2000 sobre as teorias muito fundamentadas por historiadores sobre a data de 1500. Também tenho pena que não tenha lido a História do Cerco de Lisboa do nobel José Saramago, se quiser fazer uma abordagem mais romanceada, sobre quem colaborou com D. Afonso Henriques na reconquista;
6. Os cavaleiros da ordem do Templo, assim como outras ordens religiosas e militares, tinham como mote a salvação dos infiéis, mas não foi por isso que se envolveram em guerras sangrentas. O que os move é o poder que isso lhes confere e as terras que o rei lhes vai doar, numa relação feudo vassálica, típica da idade média. Uma imensidão pesquisável com palavras tipo : convento de cristo, tomar, castelo de almorol...etc e tal; Que o Papa era o chefe da igreja católica mas também um príncipe nos vastos condados e ducados de itália, sedento de onças de ouro e sem nenhuma vocação cristã, também não é novo. Por algum motivo ocorreu a reforma protestante, também ela corroborada por interesse de reis que se fartaram de doar e servir o papa. O Papa daquele tempo, não o Papa Francisco!
7. A sociedade tem tido uma dificuldade imensa de olhar para o passado, com os valores e pensamentos que não os deste tempo e daí as confusões históricas , o vandalismo de iconografia, o desfasamento temporal. Mas no entanto reage com foram os portugueses e não os espanhóis ou os ingleses que chegaram a xyz...afinal? somos todos iguais ou há uns mais grandiosos que outros?
8. Já estou a ficar cansada e temo que os pontos não cheguem a um fim. Termino, amanhã tenho aulas para dar.
9. Da minha parte e seguindo a linha de um filosofo iluminista alemão «Sapere Aude»*
10. port du gral - dava um novo código da vinci- quem quiser que aproveite.
* José Mattoso ( um livro de 67 páginas da Gradiva que explica tudinho com fontes históricas verdadeiras);
* Immanuel Kant « Ousa saber»
quarta-feira, 19 de maio de 2021
domingo, 25 de abril de 2021
47 anos de Liberdade
«Há diversas modalidades de Estado: os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou. Ora nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos» - Salgueiro Maia
sexta-feira, 23 de abril de 2021
sem título
Podemos ler todas as palavras e estar conscientes que a vida é uma graça passageira, que pese embora a memória de momentos felizes, há algo que nos esmaga quando sabemos que nunca mais iremos ver aquela pessoa. Isto é um pequeno exercício de catarse a ver se alivio esta dor, para a qual nunca estamos preparados.
Este bom gigante tinha uma paciência infinita e uns olhos cor de mar. Ensinou-nos que o segredo para um bom bronze era “molhar e secar” e são tantos os episódios de ensino de deustch, do “há os carros e há os mercedes”, tantos momentos de verão na infância, no rio e na praia, de quanto adorava as minhas festas de aniversário e tantas as vezes que reviveu após duras provas.
Tinha uma amor gigante pela sua
terra, à qual vai agora voltar. meine shatze.
sábado, 10 de abril de 2021
segunda-feira, 5 de abril de 2021
não se pode explicar
domingo, 4 de abril de 2021
domingo, 14 de março de 2021
fotografia
«Daqui a uns anos quando vir esta fotografia sentirá o sol na cara, sentirá o vento no cabelo e ouvirá todas estas vozes. Ou acabará por se esquecer. Ficará perdida para sempre.»
não é isto a fotografia?
segunda-feira, 8 de março de 2021
dia internacional da mulher
Geralmente quando leio o que escrevi aqui no blogue tendo a não gostar, mas as mensagens sobre o dia internacional da mulher são exceção. Até me espanto! Este ano continuo a não gostar do Feliz Dia e a florzinha emoji e Parabéns. Por conta disso dei uma teoria on line aos alunos sobre o seu significado e o pobre que pela manhã me felicitou deve ter-se arrependido ter entrado na "chamada". Eu fui bem pedagógica e centrei-me nos dias internacionais tipo:
dia internacional dos direito humanos #felizdiadosdireitoshumanos
dia internacional das pessoas com deficiência #felizdiadaspessoascomdeficiencia
Para mim o dia é de luta. luta pela igualdade.
domingo, 7 de março de 2021
100 anos
O PCP comemora o seu centenário. É o partido politico português mais antigo, aquele que mais lutou pelo fim da ditadura, aquele que historicamente mais lutou pela igualdade. Os grupos humanos, dos quais fazemos parte, podem-se associar, ignorar ou combater, mas tudo se passa no Tempo e no Espaço e os do PCP sempre foram o do combate. «Em tempo feroz de desmemórias e revisões da História, assinale-se a justeza deste balanço. E o facto de continuarem a ter premente atualidade as lutas pela dignificação dos deserdados da terra.»
* Vitor Serrão - historiador de arte, professor universitário, militante de causas.
domingo, 21 de fevereiro de 2021
a espantosa realidade das coisas #1
Temos saudades uns dos outros, de estar juntos, de viajar, de jantar. Eu também de encher caixas com postais, bilhetes de concertos, exposições e museus . Se as minhas caixas fossem pessoas estariam extremamente tristes. Aproveitei o que pude mas a vontade de ir, de sair e de estar fora de casa aumenta a cada dia de confinamento.
Hoje encontrei na crónica de Valter Hugo Mãe estas palavras* numa reflexão sobre o quanto temos estado ligados à televisão, às plataformas com conteúdos que nos entretêm nestes dias sem fim. Quando as li primeiro pensei - uauauauuuu acho sempre maravilhoso este dom que alguns têm de escrever aquilo que nos vai no pensamento e transformá-lo em palavras perfeitas; e uauauauuu que eu já pensei nisto tantas vezes: e se a gente se habitua a este estar só. Só com os de casa, só com os pensamentos, só com as opiniões, só com os livros, só com a música, só com a netflix. Só com a solidão.
*« O meu medo é de não sermos mais um colectivo coeso, pacífico, quando desligarmos os ecrãs e tivermos de recuperar a rua, o encontro com toda a gente»
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
quarta
domingo, 14 de fevereiro de 2021
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
Flannery O´Connor
* dia internacional do doente;
* é muito mais duro de crer - o hipopótamo de deus -jtm
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021
farei versos de puro nada*
curso " Caminhos Cruzados ..." e todos os seus fantásticos oradores, a inspiradora Ana Luísa Amaral e a sua Ágora - um livro de poemas com santinhos;
livros: A História Contemplativa ( José Mattoso) ; A Relíquia (Eça de Queirós) Fratelli Tutti (Papa Francisco); O Profeta( Kahill Gibran) O Hipopótamo de Deus ( Tolentino Mendonça outra vez); Perguntem a Sarah Gross ( João Pinto Coelho);