segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

conta-me como foi

O domingo á noite é sempre bom para assitir na tv á excelente série Conta-me Como Foi..os episódios são sempre super interessantes na medida em que nos mostra a realidade da socioedade portuguesa na década 60 em vários aspectos..Ontem deu uma cena sobre um aspecto do Estado Novo que eu desconhecia, nem por ser de História, a licença para usar isqueiro...o meu pai que estava ao meu lado disse logo, ai era assim era..mas não me soube responder sobre a razão para tal lei..por isso procurei e aqui está a explicação:

a partir dos 40 do século passado havia uma licença para se usar isqueiro em Portugal. Tratava-se de uma forma de o Estado se ressarcir da perda de lucros por aqueles que não compravam fósforos (monopólio do Estado). A questão era tão importante que havia uma equipa de fiscais das finanças que somente controlavam a existência dessas licenças. No caso de haver multa e ela ter sido possível por denuncia, ao denunciante cabia uma boa parte da multa.

Sem comentários: