segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008


o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Antigo Egito. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.
A festa carnaval teve seus primeiros relatos em Roma XI. Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra Carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Actualmente a mais aceita é a que liga a palavra "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.
Eu cá nunca liguei muito ao carnaval, a não ser quando era criança e adorava vestir-me de dama antiga ou de camponesa, nada original enfim..
tenho pena o nosso carnaval ser na maioria das cidades que o festejam uma recriacção um bocado triste do carnaval do brasil..falta o calor.. gosto dos desfiles com a sátira á portuguesa..
este ano na t.o ia desfarçar-me de princesa fiona como não pude ir..acho que vou ver o shreck 3..

Sem comentários: