quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Fado


Hoje acordei com vontade de ouvir um fadinho, de vez em quando gosto muito de ouvir umas guitarradas e vozes com poemas sentidos.....
afinal o que é o fado:

A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino". De origem obscura, terá surgido provavelmente na primeira metade do século XIX.
Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa remete para os cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia, tão comuns no Fado, teriam sido herdadas daqueles cantos. No entanto, tal explicação é ingénua de uma perspectiva etnomusicológica.
Mais plausivelmente, a origem do fado parece despontar da imensa popularidade nos séculos XVIII e XIX da Modinha, e da sua síntese popular com outros géneros afins, como o Lundu, no então rico caldo de culturas presentes em Lisboa, tendo como resultado a extraordinária canção urbana conhecida como "fado".

Este chama-se Recusa é um dos meus preferidos, interpretado por Mariza...

Se ser fadista, é ser lua,
É perder o sol de vista,
Ser estátua que se insinua,
Então, eu não sou fadista
Se ser fadista é ser triste,
É ser lágrima prevista,
Se por mágoa o fado existe
Então, eu não sou fadista
Se ser fadista é no fundo,
Uma palavra trocista,
Roçando as bocas do mundo
Então eu não sou fadista
Mas se é partir à conquista
De tanto verso ignorado
Então eu não sou fadista
Eu sou mesmo o próprio fado.

Sem comentários: