sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

incrivel..

Nunca esperei na vida viver tamanha surpresa como a que vivi hoje.. estava eu na habitual sessão de fisioterapia quando na outra ponta do ginásio pareceu-me ver um rosto familiar ainda que um pouquinho debilitado..pensei parece-me a minha colega..mas não pode ser...quando se aproximou para sair ollhamo-nos, reconhecemo-nos..e os nosso olhos encheram-se de lágrimas que ficaram presas nos olhos..doeu-me tanto vê-la assim com uma doença como a minha..ela pensava que eu já estava recuperada e agora está ela no mesmo serviço de neurologia, a fazer os mesmo tratamentos, o mesmos exames... inacreditável..

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

sms

conheces o teu relacionamento entre os teus dois olhos?
eles piscam juntos, movem-se juntos, choram juntos, veem coisas juntos e dormem juntos!
embora eles nunca se vejam um ao outro! a nossa amizade é exactamente assim:-)

no comments..

Fado


Hoje acordei com vontade de ouvir um fadinho, de vez em quando gosto muito de ouvir umas guitarradas e vozes com poemas sentidos.....
afinal o que é o fado:

A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino". De origem obscura, terá surgido provavelmente na primeira metade do século XIX.
Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa remete para os cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia, tão comuns no Fado, teriam sido herdadas daqueles cantos. No entanto, tal explicação é ingénua de uma perspectiva etnomusicológica.
Mais plausivelmente, a origem do fado parece despontar da imensa popularidade nos séculos XVIII e XIX da Modinha, e da sua síntese popular com outros géneros afins, como o Lundu, no então rico caldo de culturas presentes em Lisboa, tendo como resultado a extraordinária canção urbana conhecida como "fado".

Este chama-se Recusa é um dos meus preferidos, interpretado por Mariza...

Se ser fadista, é ser lua,
É perder o sol de vista,
Ser estátua que se insinua,
Então, eu não sou fadista
Se ser fadista é ser triste,
É ser lágrima prevista,
Se por mágoa o fado existe
Então, eu não sou fadista
Se ser fadista é no fundo,
Uma palavra trocista,
Roçando as bocas do mundo
Então eu não sou fadista
Mas se é partir à conquista
De tanto verso ignorado
Então eu não sou fadista
Eu sou mesmo o próprio fado.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Proibido Proibir..

na linha do conta-me como foi..vejam mais algumas proibições do Estado Novo ao som do anúncio da coca-cola..

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

conta-me como foi

O domingo á noite é sempre bom para assitir na tv á excelente série Conta-me Como Foi..os episódios são sempre super interessantes na medida em que nos mostra a realidade da socioedade portuguesa na década 60 em vários aspectos..Ontem deu uma cena sobre um aspecto do Estado Novo que eu desconhecia, nem por ser de História, a licença para usar isqueiro...o meu pai que estava ao meu lado disse logo, ai era assim era..mas não me soube responder sobre a razão para tal lei..por isso procurei e aqui está a explicação:

a partir dos 40 do século passado havia uma licença para se usar isqueiro em Portugal. Tratava-se de uma forma de o Estado se ressarcir da perda de lucros por aqueles que não compravam fósforos (monopólio do Estado). A questão era tão importante que havia uma equipa de fiscais das finanças que somente controlavam a existência dessas licenças. No caso de haver multa e ela ter sido possível por denuncia, ao denunciante cabia uma boa parte da multa.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Salmo do III Domingo da Quaresma:
Salmo 94 (95), 1-2.6-7.8-9 (R. cf. 8)

Refrão: Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,não fecheis os vossos corações.

Vinde, exultemos de alegria no Senhor,aclamemos a Deus, nosso salvador.Vamos à sua presença e dêmos graças,ao som de cânticos aclamemos o Senhor.
Vinde, prostremo-nos em terra,adoremos o Senhor que nos criou.Pois Ele é o nosso Deus e nós o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.
Quem dera ouvísseis hoje a sua voz:«Não endureçais os vossos corações,como em Meriba, como no dia de Massa no deserto,onde vossos pais Me tentaram e provocaram,apesar de terem visto as minhas obras.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

jlp


...à procura , procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito dentro de mim, que arranca àrvores pelas raizes, que explode veias, em todos os corpos que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atrás desse grito, à sua velocidade contra tudo que se lança para deter-me, contra tudo que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero.
Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre. Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer. Porque a minha força é imortal."

josé luis peixoto
A ascensão e queda.........
na quinta feira senti na pele ou melhor no pé o significado da expressão " o peixe morre pela boca"
deixou-me um pouco pensativa o facto de antes do peixe abrir a boca, eram várias as vozes que se ouviam naquele espaço, depois da desconcentração pareceu-me que todas elas desapareceram e quando deixou de ser preciso o silêncio imperou......
de qualquer forma..mea culpa..

os comentários :-)


Durante as conversas da semana com as companheiras de tratamento chegamos ao ponto de relembrar a reacção das pessoas sempre que tentavamos explicar ás pessoas menos próximas de nós, com algum rigor e seriedade, em que consistia a nossa doença..

E assim ao falarmos em algo neuromuscalar, nervos periféricos, mielina, etc..percebemos que os comentários são generalizados e comuns do tipo:

" ohhhhhh não sabia que era tão nervosa"

" coitadinha são os ossinhos, tomas pouco leite"

" diz a mulher para o marido: vês no outro dia puseste-me tão nervosa que quase parelisei"

"síndrome de Guillain-Barré.. isso é françês quer dizer que tens alguma coisa barrada.."

e outros mais que não vale a pena mencionar..claro que estes comenmtários são normais e totalmente compreensiveis...e acaba por ser divertido partilhar com outros doentes este tipo de coisa..

No final percebemos que é mais fácil simplificar ao máximo: é uma doença que tira as forças... :-)

Há Sempre um Amanhã


As semanas de tratamento são sempre mais cansativas uma vez que o dia é passado no H.S.M..
Para ajudar a passar o tempo levo sempre um livro, desta vez escolhi um que me ofereceu uma amiga pelo natal, com o titulo Há Sempre um Amanhã...no entanto só consegui ler umas 2o páginas, porque desta vez estava rodeada de companheiras de tratamento e assim passamos as horas a conversar trocando experiências e sentimentos bem como as mais diversas reacções perante as doenças..
As minhas companheiras eram uma senhora com 60 e poucos anos e uma jovem futura mãe de 25 que descobriram que partilhavam a mesma doença:

A miastenia grave ou miastenia gravis, é uma doença neuromuscular que causa fraqueza e fadiga anormalmente rápida dos músculos voluntários. A fraqueza é causada por um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos. A doença raramente é fatal, mas pode ameaçar a vida quando atinge os músculos da deglutição e da respiração.

Mais um nome estranho de uma doença desconhecida para o comum dos mortais, tal como o CIDP e tantas outras que por aí afectam homens, mulheres, crianças, jovens e pessoas mais velhas.. de qualquer forma como diz o titulo do livro que ainda não li.. Há Sempre um Amanhã...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008


Hoje iniciou-se mais uma semana de tratamento, são mais cinco dias a fazer imunoglobolinas, com o objectivo de travar a desmielinazaçãob e recuperar as minhas forças..

Sou sempre super bem recebida na neurologia pelos enfermeiros e auxilires, quando chego dizem sempre, aí vem a nossa pequena.. são muito queridos enchem-me de força e carinho..

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

a caminho da fisio


Esta semana no caminho da fisioterapia no h.s.m encontrei quase todos os dias alguns dos meus meninos da catequese quando eles regressam da escola.

A meio da semana um deles viu-me e nos dias seguintes, hoje inclusivé, estavam preparados para me dizerem adeus e sorrirem para mim..foi uma alegria..tão queridos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

dia de s.valentim


Apesar deste dia não ser uma tradição portuguesa, acho importante saber o porquê desta celebração, assim:


História de S.Valentim
As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possíveis, umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».
Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) um festival, os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua «namorada» durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).
Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a festa de Primavera, comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, a 14.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, quando se cria que o dia 14 de Fevereiro assinalava o princípio da época de acasalamento das aves.
Com os tempos, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializadas no início do século XIX. Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em cada vez mais países do mundo como um pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

ser feliz


Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,

mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.

E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,

apesar de todos os desafios,

incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas

e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si,

mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um não.

É ter segurança para receber uma crítica,

mesmo que injusta.

Pedras no caminho?

Guardo todas,

um dia vou construir um castelo...


Fernando Pessoa

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

dia internacional do doente


Só este ano é que descobri que o dia 11 de fevereiro é dedicado aos doentes.. sem sombra de duvida que a saúde é um bem preciosissimo e que devemos cuidar muito dele...por vezes por mais que tenhamos cuidado, a natureza muda e o corpo deixa de obdecer á nossa vontade..ficamos frágeis e passamos a viver num mundo que até então nos é desconhecido e a nossa vida muda radicalmente..

Depois do choque inicial, chega rapidamente o apoio, o carinho e a amizade de familiares, amigos e conhecidos..que nos dão a força que precisamos para nos reerguermos e enfrentar com esperança uma nova fase da nossa vida.

Para além da força terrena que recebemos á uma outra força que nos ajuda muito.. a força da Fé e a esperança de que Deus não Abandona os que põe Nele toda a sua confiança...

Eu confio muito em Deus e sei que Ele jamais me abandonou e que continua ao meu lado Sempre..

Hoje é também dia de Nossa Senhora de Lourdes, que ouve as minhas preces e intercede por todos nós junto do Seu Filho.
A todos os doentes desejo muita saúde e que se agarrem sempre á força da Fé..
a todos que me ajudaram e ajudam, muito obrigada do fundo do meu coração..
a todos que puderem, há tanta coisa que podemos fazer pelo nosso próximo..pelos que precisam de nós....
vale muito a pena.

Avó Rora


Hoje se a minha avó estivesse entre nós faria 93 anos...lembro com saudade como ela gostava de celebrar a vida, com festa, bolinho e presentes. A sua perda foi sem duvida alguma, o momento mais doloroso da minha vida. Os momentos que se seguiram á sua partida, doiam muito parecia que perdia parte do meu corpo, por vezes custava-me respirar....é o que se sente quando se perde alguém que tem por nós um Amor Incondicional.

O tempo vai curando a dor mas não a saudade, consolando-me o sentimento de saber que Lá 0nde elá está, estará sempre a olhar por mim, a confortar-me, a dar-me força nos momentos mais dificeis como este que vivo agora..


Parabéns vó rora.....

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

dia especial



O dia iniciou de forma normal embora tivesse á espera do sr padre Zé das travessas que me queria vir ver mas que por falta de tempo ficou para outro dia..


seguiu-se a ida para a fisio, o normal plano seguido por uma passagem atribulada mas divertida para o colchão...depois do treininho habitual fui para as barras onde fiz um pequeno mas animador treino de marcha..foi a alegria no ginásio...que sensação boa...


de seguida fui inscrever-me á associassão de pessoas com deficiência para as danças- freestyle- que se iniciam na próxima sexta feira..vou abanar o esqueleto..


encontrei pessoas amigas, conhecidas, fui ter com a minha avó e assisti á missa..


depois fui ver o Sagrado Lausperene que está na igreja do seminário, quando lá entrei deu-me uma saudade enorme..emocionei-me.. a minha igreja, onde fiz a Primeira Comunhão, a Profissão de Fé e onde desejo casar-me, onde li tantas leituras, onde vivi as primeiras vivências da fé com os meninos da catequese....


ouvi com toda atenção os salmos os cânticos.

hoje mais tarde também chega o meu amor..

foi um dia muito feliz.....

dou muitas graças a Deus por me ajudar e por colocar no meu caminho vários tipos de FORÇA......


Obrigada

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

lembram-se primas?



olhei o céu,

olhei o mar,

pensei em Deus no seu amor,

quando-me levanto, dou-te o meu louvor, pois a minha vida é tua Senhor,

És tão meu amigo, que criaste tudo para mim,

e contas comigo para trabalhar junto de ti,

És meu Senhor, és o meu Pai...


Quem se lembra do resto desta versão dos Abba, I have a dream..

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Pêro Magalhães Gondavo


Historiador, gramático e cronista português do século XVI nascido em Braga, em data ignorada, autor do primeiro manual ortográfico da língua portuguesa e da primeira história do Brasil História da província de Santa Cruz (1576). Filho de pai flamengo, foi professor de latim, autor do primeiro manual ortográfico da língua portuguesa e moço de câmara do rei D. Sebastião. Trabalhou na Torre do Tombo, em Lisboa, na transcrição de documentos e nomeado provedor da Fazenda na Bahia, ali permaneceu por cerca de cinco anos (1565-1570). Percorreu outras partes do Brasil e registrou seus artigos em manuscritos que se perderam, porém cópias do Tratado da província do Brasil, encontram-se no Museu Britânico, e do Tratado da terra do Brasil, um sumário da geografia local, no acervo da Biblioteca Municipal do Porto, e da História da província de Santa Cruz, na Biblioteca do Escorial. Seu trabalho, escrito ainda no século da conquista, com informações referentes às capitanias de Itamaracá, Bahia, Ilhéus, Espírito Santo, Porto Seguro, Rio de Janeiro e São Vicente, eram uma espécie de propaganda de incentivo a imigração, pois propagavam o clima, as riquezas e a possibilidade de os portugueses enriquecerem na terra recém descoberta. Foi testemunha direta das novidades das novas terras e dos acontecimentos e foi tido em alto valor e um verdadeiro registro da emigração portuguesa para o novo mundo. Assim como nasceu, morreu em Portugal, em local incerto.
Em Braga existe uma rua com o seu nome.

Quaresma

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.
A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

a semana da bulgária :- (


A Bulgária é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia. Sua capital é Sófia. Faz parte da UE desde 1 de janeiro de 2007.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ilumina-me

Gosto de ti como quem gosta do sábado,
Gosto de ti como quem abraça o fogo,
Gosto de ti como quem vence o espaço,
Como quem abre o regaço,
Como quem salta o vazio,
Um barco aporta no rio,
Um homem morre no esforço,
Sete colinas no dorso E uma cidade p’ra mim.
Gosto de ti como quem mata o degredo,
Gosto de ti como quem finta o futuro,
Gosto de ti como quem diz não ter medo,
Como quem mente em segredo,
Como quem baila na estrada,
Vestido feito de nada,As mãos fartas do corpo,
Um beijo louco no porto
E uma cidade p’ra ti.
Enquanto não há amanhã,
Ilumina-me,
Ilumina-me.
Enquanto não há amanhã,
Ilumina-me,
Ilumina-me.
Gosto de ti como uma estrela no dia,
Gosto de ti quando uma nuvem começa,
Gosto de ti quando o teu corpo pedia,
Quando nas mãos me ardia,
Como silêncio na guerra,
Beijos de luz e de terra,
E num passado imperfeito,
Um fogo farto no peito E um mundo longe de nós.
Enquanto não há amanhã,
Ilumina-me,
Ilumina-me.
Enquanto não há amanhã,
Ilumina-me,
Ilumina-me.

Pedro Abrunhosa

o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Antigo Egito. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.
A festa carnaval teve seus primeiros relatos em Roma XI. Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra Carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Actualmente a mais aceita é a que liga a palavra "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.
Eu cá nunca liguei muito ao carnaval, a não ser quando era criança e adorava vestir-me de dama antiga ou de camponesa, nada original enfim..
tenho pena o nosso carnaval ser na maioria das cidades que o festejam uma recriacção um bocado triste do carnaval do brasil..falta o calor.. gosto dos desfiles com a sátira á portuguesa..
este ano na t.o ia desfarçar-me de princesa fiona como não pude ir..acho que vou ver o shreck 3..

domingo, 3 de fevereiro de 2008

fim de semana

sabado é sempre dia de desanuviar..desta vez fomos ao cinema ver Expiação, no inicio estavamos a achar um bocado sono mas o desenrolar do filme tornou-se bastante emotivo...o amor, a guerra mas sobretudo a honestidade ou a falta dela...como se poderá viver com tamanho peso na consciência..
fomos á sessão das 17.30 e no fim fomos jantar ao reataurante chinês com algumas primas e amigas..foi muito divertido, risota até doer a barriga..
o domingo é dia de descanso e de ver filmes na tv, pena não dar nada de jeito..mas tá a chover tanto lá fora que ficar por casa sabe bem..

sábado, 2 de fevereiro de 2008

A luz

Dia 2 de Fevereiro, Nossa Senhora das Candeias - se estiver a rir está o inverno para vir - se estiver a chorar está o inverno a passar.
hoje está a dar sol.....

a catequese


Ontem ouvi um comentário sobre o meu desempenho como catequista..este comentário veio da parte de um pai de um menino a quem dava catequese..fiquei surpresa e muito feliz..com saudades de falar de Deus aos mais pequenos..que tantas vezes me surpreendiam com as suas duvidas, questões e visões do certo e errado..